Desembargador José Almir de Carvalho
Nasceu em Fortaleza a 2 de dezembro de 1922, sendo seus genitores o Desembargador José Pires de Carvalho e Odete Pinagé de Carvalho.
Bacharelou-se em Ciências Jurídicas e Sociais pela Faculdade de Direito do Ceará, em 1946. Foi Presidente do Centro Acadêmico Clóvis Beviláqua, na Faculdade de Direito, e um dos representantes cearenses no Congresso Nacional de Estudantes de Direito, realizado em 1946.
Após a formatura, estabeleceu-se como advogado em Fortaleza, sendo chamado para atuar como Juiz, na categoria de jurista, junto ao Tribunal Regional Eleitoral, por três biênios, sem prejuízo do exercício do cargo de Procurador da Assistência Judiciária dos Necessitados.
Ocupou interinamente, por duas vezes, a Presidência da OAB, Secção do Ceará, culminando por ser eleito Presidente. Com a vaga oriunda da aposentadoria do Desembargador Ubirajara Carneiro, a ser preenchida por representante da classe dos advogados, foi o Dr. José Almir de Carvalho incluído na lista tríplice, logrando ser o escolhido, por ato datado de 23 de junho de 1970, dando-se a posse a 2 de julho desse ano. Foi eleito para o Conselho Superior de Justiça em 1972, sendo Diretor do Fórum Clóvis Beviláqua de 1979 a 1980 e Vice-Presidente do Tribunal de Justiça, no exercício de cujo cargo foi surpreendido pela morte, a 22 de março de 1982, fato que consternou a comunidade jurídica do Estado.
Foi Corregedor e Presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará, ocupando este último cargo em dois períodos consecutivos: de 5 de junho de 1978 a 4 de junho de 1979 e de 4 de junho de 1979 a 23 de abril de 1980.