Desembargador Antonio Abelardo Benevides Moraes

Desembargador Antonio Abelardo Benevides Moraes

Nasceu em 22 de junho de 1956 no município de Mombaça, Ceará, sendo seus genitores José Moraes de Freitas e Zilma Benevides de Araújo Freitas. É casado com a Sra. Maria Elisbeth Evangelista Moraes e pai de quatro filhos: Abelardo Filho, Ismael, Lisabele e Bianca.

Bacharelou-se em Direito pela Universidade Federal do Ceará, em 1978, realizando, posteriormente, curso de pós-graduação pela mesma instituição, em convênio com a Escola Superior da Magistratura do Ceará e a Fundação Paulo Bonavides.

Foi Promotor de Justiça da Comarca de Pedra Branca, deixando o Ministério Público Estadual para assumir a Magistratura, onde ingressou em 27 de junho de 1984, assumindo o cargo de Juiz de Direito da Comarca de Ubajara. Foi promovido por antiguidade para a Comarca de Jucás e, posteriormente, por merecimento, para a Comarca de Tauá. Em 1991, foi promovido por merecimento para a Comarca de Fortaleza, tendo assumido a 22ª Vara Cível. Nomeado, em 1999, pelo Tribunal Pleno para instalar a 1ª Vara de Falências da Comarca de Fortaleza, lá permaneceu até o acesso ao cargo de Desembargador.

Juiz Coordenador da Propaganda Eleitoral, nas eleições de 1998, foi, também, membro suplente e depois efetivo do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará, na categoria Juiz de Direito.

Foi, ainda, Vice-Diretor do Fórum Clóvis Beviláqua, Juiz Coordenador de Varas do Fórum Clóvis Beviláqua em duas gestões, Juiz Corregedor Auxiliar do TJCE em dois períodos consecutivos, integrante da Sexta Turma Recursal dos Juizados Especiais Cíveis e Criminais, Vice-Presidente da Associação Cearense de Magistrados.

Participou de Seminário no Rio de Janeiro, promovido pela Escola Nacional da Magistratura, a Escola Superior da Magistratura do Rio de Janeiro e o Instituto Miguel de Servet, de Paris, com carga horária de 65 horas/aulas. Participou de diversos outros seminários, cursos e congressos jurídicos.

Recebeu, como Juiz de Direito, a Medalha do Mérito Eleitoral Desembargador Faustino de Albuquerque Souza, outorgada pelo Tribunal Regional Eleitoral do Ceará, por serviços prestados à Justiça Eleitoral.

Tem produção intelectual inserida em diversas revistas jurídicas.

Foi nomeado Desembargador do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará em 25 de maio de 2006. É Presidente da Terceira Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Ceará.

Assumiu, em 2013, os cargos de Vice-Presidente e Corregedor Regional Eleitoral do TRE-CE para o biênio 2013-2015.