TRE-CE inicia restauração e higienização de processos com contratação da APADA

A necessidade dessa medida é decorrente da identificação pela Seção de Arquivo, da Coordenadoria de Apoio Administrativo, de impactos do tempo e de condições adversas do ambiente refletidos em danos físicos e químicos nos processos

Imagem ASCOM. Descrição no texto.

O Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) iniciou restauração de documentos arquivísticos por meio da contratação da Associação de Pais e Amigos do Deficiente Auditivo (APADA), que possui experiência nos trabalhos de higienização, limpeza, restauração e digitalização de arquivos. A necessidade dessa medida é decorrente da identificação pela Seção de Arquivo (SEARQ), da Coordenadoria de Apoio Administrativo (COAPA), de impactos do tempo e de condições adversas do ambiente refletidos em danos físicos e químicos nos processos.

As atividades, iniciadas em 9 de agosto com previsão de conclusão em 45 dias, visam à restauração de livros de inscrição de eleitores(as) dos anos de 1920 e 1925, além de outros processos datados dos anos de 1949 a 1957. A chefe da SEARQ, Maryane Parente, ressalta que o serviço é fundamental para preservação do patrimônio arquivístico, histórico e da memória institucional. Além disso, destaca a relevância da parceria com a APADA, afirmando que "tem sido muito produtiva e benéfica para os(as) servidores(as) da unidade".

A presidente da Associação, Maria Damia Duarte Cruz, fonoaudióloga, esclarece que a entidade foi fundada em 1987 por um grupo de mães de surdos(as) que se reuniam para lutar pela inclusão social e direitos de seus(as) filhos(as). Ela destaca que a instituição conquistou ao longo dos anos, através de convênios e parcerias importantes, o oferecimento de serviços gratuitos de fonoaudiologia e terapia ocupacional aos surdos, visando também à autoestima, inclusão social, profissionalização e orientação ao mercado de trabalho.

Maria Damia acrescenta ainda que o trabalho realizado no TRE-CE pela equipe de colaboradoras e colaboradores da associação: Ana Neirian Chaves, Enéas Filho, Leonardo Queiroz, Elizamara Rosa, José Nildo e Francisco Garcia, acompanhados pela intérprete e tradutora de libras Adriana Albuquerque, oportuniza a aquisição de experiência, aprendizado, postura profissional e um diferencial competitivo no mercado de trabalho, capacitando-os(as) para a execução de diversas funções.

Programa de Gestão Documental

O Programa de Gestão Documental da Justiça Eleitoral do Ceará, disposto na Resolução TRE/CE nº 807 de 2021 , tem entre seus objetivos garantir a preservação e o acesso aos documentos arquivísticos e/ou processos administrativos e judiciais, assegurando a recuperação das informações de forma ágil e eficaz.

#PraTodoMundoVer

Montagem com três fotos. Na parte superior, seis pessoas, quatro homens e duas mulheres, em pé, em um ambiente aberto, segurando documentos em sacos plásticos. As mulheres usam batas brancas e máscaras descartáveis e os homens usam batas azuis e máscaras. Abaixo há duas fotos, dispostas lado a lado, da esquerda para direita: imagem registrada por cima dos ombros de uma pessoa de pele branca. Ela está sentada atrás de uma mesa branca e passa um pincel sobre um arquivo que sobre a mesa. Ela usa óculos, máscara branca e bata azul. A foto da direita apresenta imagem de uma sala onde pessoas de máscaras, toucas e batas azuis ou brancas estão sentadas atrás de mesas analisando documentos.

icone mapa

Endereço e telefones do tribunal

Rua Dr. Pontes Neto 800 - Eng. Luciano Cavalcante - Fortaleza/CE - CEP 60813-600 - Tel: (85) 3453-3500
Icone Protocolo Administrativo

Disque Eleitor: 148

Icone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de funcionamento:
Segunda a sexta das 8h às 14h.

Acesso rápido