Página interna do portal
Seção de conteúdo
TRE-CE prepara juízes, chefes de cartórios e servidores sobre Propaganda Eleitoral e Poder de Polícia
Formação abordou sobre propaganda em bens públicos e particulares, atos de campanha, Internet, desinformação, redes sociais e inteligência artificial
O Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE), por meio da Escola Judiciária Eleitoral Cearense (EJEC), promoveu, quinta-feira, 16 de julho, o curso “Propaganda Eleitoral e Poder de Polícia nas Eleições 2026” ministrado pelo juiz auxiliar da Presidência, Alisson Simeão, voltado para juízes(as) eleitorais, chefes de cartório e servidores(as) da instituição. O encontro ocorreu em formato híbrido no auditório do Tribunal.
Com o objetivo de preparar o corpo funcional, a formação abordou sobre propaganda em bens públicos e particulares, atos de campanha, Internet, desinformação, redes sociais e inteligência artificial. Além disso, foi discorrido sobre casos urgentes e aspectos práticos da campanha eleitoral.

A presidente do Tribunal, desembargadora Maria Iraneide Moura Silva, recepcionou os participantes assim: “Dando início para a preparação das Eleições 2026, o TRE preparou esse curso para vocês e espero que esse momento seja muito proveitoso e possa integrar os nossos conhecimentos”.

O juiz auxiliar da Corregedoria Eleitoral, Eduardo de Castro Neto, que representou o vice-presidente e corregedor do TRE-CE, desembargador Emanuel Leite Albuquerque, também desejou boas-vindas. “É uma oportunidade inestimável nós estarmos aqui usufruindo do conhecimento propiciado, agradeço os esforços de todos para estarem aqui hoje, e que possamos oferecer no pleito que se avizinha um resultado extremamente satisfatório para a sociedade”, expressou.

Também cumprimentando os presentes, o diretor da Escola Judiciária Eleitoral, desembargador eleitoral Antônio Edilberto Oliveira Lima disse: “Sei que vocês reorganizaram a vida para estar presente aqui hoje, isso é a prova, não somente do esforço, mas da qualificação do nosso quadro humano de servidor, servidora, juiz e juíza eleitorais que se dedicam e se comprometem com a causa e fazem com que a Justiça Eleitoral seja reconhecida com excelência que tem sido ao longo dos anos. Desejo um excelente curso”.

O juiz auxiliar da Presidência, Alisson Simeão, em sua palestra, explicou a importância da formação. “O TRE-CE tem sempre essa preocupação com o treinamento de seus juízes e servidores em preparação para a eleição, e esse curso de Propaganda Eleitoral e Poder de Polícia tem um destaque, porque no período eleitoral, podemos dizer que boa parte da litigiosidade e dos problemas que enfrentamos na zona eleitoral, e aqui no TRE, dizem a respeito exatamente a questão de propaganda”, falou.
#PraTodoMundoVer
A primeira imagem mostra o auditório do TRE-CE com fileiras de cadeiras ocupadas por dezenas de pessoas voltadas para o palco. No centro do palco, o juiz auxiliar da Presidência do Tribunal, Alisson Simeão, está em pé realizando uma apresentação. Ao fundo, há uma tela de projeção exibindo um slide com o título "Propaganda Eleitoral e Poder de Polícia – Eleições 2026", acompanhado da identificação visual da Justiça Eleitoral. À esquerda da tela estão posicionadas duas bandeiras, além de um púlpito. Dois monitores suspensos próximos ao teto reproduzem a mesma apresentação exibida na tela principal. Entre a plateia e o palco, há uma pessoa operando uma câmera sobre tripé voltada para o palestrante. Nas laterais do auditório, outras pessoas permanecem em pé acompanhando o evento. Na segunda imagem, a presidente do TRE-CE, desembargadora Maria Iraneide Moura Silva, aparece em pé, segurando um microfone enquanto conversa com o público. Na terceira imagem, o juiz auxiliar da Corregedoria Regional Eleitoral conversa com os participantes do evento. Na quarta imagem, o diretor da Escola Judiciária Eleitoral, desembargador Antônio Edilberto Oliveira Lima, fala aos presentes. Na quinta e última imagem, Alisson Simeão aparece ministrando sua palestra no auditório.