Projeto de educação política da 28ª Zona do TRE-CE utiliza fantoches e vivência nas urnas com crianças
Na primeira fase, 283 alunas e alunos de escolas da região participaram da atividade

O Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE), através da 28ª Zona, de Juazeiro do Norte, promoveu, nos meses de outubro e novembro de 2025, as primeiras ações do projeto “Democracia e Justiça Eleitoral através da contação de histórias: construindo conhecimento com crianças”. A iniciativa teve o objetivo de levar conceitos básicos relacionados à democracia, às eleições e à Justiça Eleitoral através da contação de histórias para crianças de 5 a 10 anos.
Na primeira fase do projeto, 283 alunas e alunos de escolas particulares da região participaram da atividade, que aconteceu por meio de visitas das escolas ao Fórum Eleitoral ou com a visita da equipe de servidoras e servidores do Cartório às escolas. Os estudantes ouviram a contação da história adaptada do livro “Eleição dos Bichos”, de André Rodrigues e outros autores, e realizaram uma eleição simulada, onde as crianças utilizaram a urna eletrônica para escolher seu personagem favorito.

As crianças que estiveram no Fórum ainda visitaram o Centro de Armazenamento de Urnas (CAMU) e o salão de atendimento ao eleitor.
No primeiro semestre de 2026, a equipe da 28ª ZE iniciará a segunda etapa do projeto, levando a programação para as escolas municipais de educação fundamental inicial de Juazeiro do Norte.

A Zona Eleitoral contou com o apoio da Secretaria de Eleições (SEC) do TRE-CE, que programou a eleição dos bichos, possibilitando o uso da urna de forma lúdica e interativa pelas crianças.
#PraTodoMundoVer
Na primeira foto, um grupo de crianças está sentado no chão de uma sala ampla, organizada com tatames verdes e cinza. Elas formam um semicírculo voltado para cinco servidoras que conduzem uma atividade. As mulheres estão sentadas no chão, exceto uma delas, sentada em uma cadeira. Uma mesa longa está posicionada atrás do grupo, com uma caixa identificada como “Urna Eletrônica” e materiais diversos sobre ela. No fundo, há um painel com o logotipo da Justiça Eleitoral repetido em linhas. À direita da sala, estão organizadas colunas de suportes metálicos utilizados para fila. Adultos sentados mais atrás acompanham a atividade. As crianças vestem camisetas colegiais. Na segunda imagem, uma criança está em pé diante de uma urna eletrônica posicionada sobre uma mesa de madeira. A tela da urna exibe a simulação de uma votação infantil, com o número “94” digitado e o nome “Preguiça” como candidato. No canto inferior da tela aparece a ilustração de um animal como candidato. A criança pressiona o botão verde “Confirma”. Ao lado da urna, sobre a mesa, há cédulas ilustradas com personagens de animais, cada uma com número e nome diferentes, como parte da atividade educativa. Na terceira imagem, cinco servidores estão sentadas lado a lado em uma fileira de cadeiras azuis, posando para a câmera. Cada uma delas segura um fantoche de mão representando animais: uma preguiça, um macaco, um leão, um sapo e uma coruja. Todas sorriem. As paredes são claras, e a sala possui carteiras escolares ao fundo.

