TRE celebra Dia do Arquivista

A data é comemorada em 20 de outubro

TRE-CE Dia do Arquivista

A Seção de Apoio à Gestão Documental (Saged), da Coordenadoria de Gestão da Informação, produziu um vídeo comemorativo ao Dia do Profissional Arquivista, celebrado nesta quinta-feira, 20 de outubro. O vídeo mostra a evolução do título de eleitor ao longo dos modelos de documentos utilizados com a temática: Passado para preservar, presente para gerir e futuro para descobrir.

A produção conta com a participação da Desa. Huguette Braquehais. Ela mostra um título eleitoral de 1956, que era branco, de tamanho aproximado de 15 cm x 11 cm e continha a foto do eleitor. É retrato de um passado para preservar. Naquela fase, o eleitor deveria exibir seu título eleitoral e seu nome precisaria constar da lista de eleitores da seção para que ele fosse habilitado a votar.

O graduando em Arquivologia, o cearense Ezequiel Pereira de Sales, apresenta seu título de eleitor no modelo ainda utilizado, implantado com o recadastramento de 1986, e que a maioria dos eleitores atuais possuem, o qual é verde, sem foto e tamanho aproximado de 10 cm por 7cm, compatível com a carteira física de documentos que costumamos usar.

O vídeo finaliza com a voz de uma criança ressaltando que há um futuro para descobrir e ao fundo mostra aplicativo e-titulo, lançado em dezembro de 2017, que substituiu o documento impresso, valendo como documento eletrônico de identificação do eleitor nas últimas eleições.

A chefe da Saged, Maria Maryane Lima Parente, destaca que, da mesma forma que cuidamos dos nossos documentos pessoais com zelo e responsabilidade, o profissional arquivista é incumbido de dar suporte à custódia dos documentos institucionais, preservar a memória eleitoral, garantir a tramitação correta e célere dos processos físicos ou eletrônicos e ainda buscar as melhores soluções para os procedimentos futuros.

Maryane Parente informa ainda que o título de eleitor e demais documentos da Justiça Eleitoral, como os boletins de urna, certidões de quitação eleitoral e processos administrativos e judiciais, acompanharam a transformação digital dos documentos nas últimas décadas, passando de formulários datilografados ou preenchidos à mão, substituídos primeiramente pelos digitados e depois pelos digitais.

 

* Texto da servidora Maria Maryane Lima Parente

#PraTodoMundoVer

Foto de uma sala de arquivo feita a partir de um corredor. Aparecem fileiras de estantes de metal as quais estão repletas de caixas poliondas amarelas. No centro da imagem, está escrito, em letras amarelas "20 de outubro, Dia do Profissional Arquivista".

ícone mapa

Endereço e telefones do tribunal

Rua Dr. Pontes Neto 800 - Eng. Luciano Cavalcante - Fortaleza/CE - CEP 60813-600 - Tel: (85) 3453-3500
Ícone Protocolo Administrativo

Disque Eleitor: 148

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de funcionamento:
Segunda a sexta das 8h às 14h.

Acesso rápido