TRE-CE realiza cerimônia de certificação do 2º Prêmio Boas Práticas

O concurso objetiva identificar, estimular, premiar e compartilhar as boas práticas de gestão que estejam alinhadas ao cumprimento do Planejamento Estratégico do Tribunal

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Na manhã desta terça-feira, 4/5, foi realizada a cerimônia de certificação do 2º Prêmio de Boas Práticas da Justiça Eleitoral do Ceará. O concurso objetiva identificar, estimular, premiar e compartilhar as boas práticas de gestão que estejam alinhadas ao cumprimento do Planejamento Estratégico do Tribunal.

No total, oito práticas foram inscritas e apenas sete passaram pela análise preliminar. Os projetos seguiram para a fase de análise e julgamento, em que o Comitê Estratégico avaliou, conforme critérios de aplicabilidade; custo-benefício; sustentabilidade; criatividade; inovação. As cinco boas práticas selecionadas pelo Comitê foram submetidas à votação pelos(as) servidores(as) do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE).

Os vencedores desta edição foram: 

  • 1º lugar - "Utilização de Meios Eletrônicos para envio e recebimento de expedientes", com 76 votos. (Idealizadores(as) do projeto: os(as) servidores(as) da Coordenadoria de Apoio Administrativo (COAPA) e da Seção de Protocolo e Expedição (SEPEX): Ana Virgínia Nolasco Lopes De Sousa Leão, Cristianne Carlos Da Silva, Márcio Jorsito Da Silva Bezerra, Maria Maryane Lima Parente (autora líder), Reginaldo Gonçalves Monteiro e Sônia Maria Tomaz);

  • 2º lugar - "Implantação do Núcleo De Vigilância Epidemiológica no Tribunal Regional Eleitoral do Ceará", com 57 votos. (Idealizadores(as) do projeto: os(as) servidores(as) da Seção de Assistência Médica e Odontológica (SAMED): Edite Coelho De Queiroz, Josélia Maria Viana Souza (autora líder), Raquel Peixoto Nacle Estefan E Silvana Vieira Santos);

  • 3º lugar - "Convocação de mesários e demais auxiliares e Atendimento a eleitores por WhatsApp", com 45 votos (Idealizador do projeto: o chefe de cartório da 1ª Zona Eleitoral (1ª ZE), Marcel Leonardo Fonseca Almeida).

Também concorreram, na fase de votação, o projeto Mesário Leitor, do chefe de cartório da 66ª ZE, Edivaldo Dos Santos Cardoso, e a prática "Treinamento de mesários e outros convocados pelo YouTube", cuja autoria é do chefe de cartório da 1ª ZE, Marcel Leonardo Fonseca Almeida. 

Solenidade

No início da solenidade virtual, apresentada pelo mestre de cerimônia, Harley Lopes, o diretor-geral do TRE-CE, Hugo Pereira Filho, destacou a relevante participação dos(as) servidores(as) na votação. Além disso, ressaltou a qualidade das práticas apresentadas nesta edição: "Projetos bons que, inclusive, já foram testados e aprovados. São ações que realmente fazem a diferença".

O diretor afirmou, também, que buscará implementar as práticas. Hugo Pereira concluiu o discurso parabenizando os(as) vencedores(as) e destacando que "o espírito é esse: que a gente tenha uma visão proativa e, acima de tudo, orgulho do trabalho que desenvolve".

Após, os(as) autores(as) das cinco práticas, que concorreram na fase de votação, realizaram breve explanação dos projetos. Concluídas as apresentações, o diretor Hugo Pereira anunciou o resultado e concedeu a palavra à autora líder do projeto vencedor do 1º lugar: "Utilização de Meios Eletrônicos para envio e recebimento de expedientes", Maria Maryane Lima Parente. 

A servidora destacou a grata surpresa de obter essa colocação no concurso e afirmou: "Recebemos esse resultado como estímulo para continuarmos a buscar soluções sustentáveis e efetivas para a instituição e para o meio ambiente". 

Práticas 

A ideia da prática vencedora do primeiro lugar, "Utilização de Meios Eletrônicos para envio e recebimento de expedientes", surgiu diante da necessidade de ampliar a utilização de meios eletrônicos para envio e recebimento de expedientes, devido às dificuldades relacionadas à remessa e à recepção de comunicação oficial durante a pandemia do novo coronavírus.

A proposta consistiu na realização de remessa eletrônica de comunicação oficial e de indicação de endereço eletrônico para recepção de resposta. Além disso, foi editada a Portaria TRE-CE nº 561/2020, que regulamentou o recebimento eletrônico de expedientes administrativos na Secretaria do tribunal.

Conforme explanação, as medidas adotadas resultaram em economia com serviços postais, bem como com gastos relacionados à entrega de correspondência por meio do Setor de Transportes. Além disso, foi destacado que "o recebimento e o envio eletrônicos agregam sustentabilidade pela redução no consumo de papel, imprimem celeridade nos trâmites administrativos e possibilitam o teletrabalho, sobretudo, durante a pandemia do novo coronavírus".

Conquistou a segunda colocação no concurso a prática "Implantação do Núcleo De Vigilância Epidemiológica no Tribunal Regional Eleitoral Do Ceará". O projeto, apresentado pela autora líder, doutora em Saúde Pública e mestre em Odontologia, Josélia Maria Viana Souza, consistiu nas ações de identificação do Grupo de Risco para a Covid-19; de implantação de "barreiras sanitárias" na instituição; de realização da Análise de Situação de Saúde, de Busca Ativa de Casos; de Prestação de Atenção a Saúde; de Acolhimento Emocional (Escuta Compassiva); de formação de linha de transmissão de informações; e de Vigilância Epidemiológica Contínua. 

A doutora Josélia Maria destacou as dificuldades impostas pela covid-19 no atendimento aos(às) servidores(as). Com o cenário pandêmico, a equipe da SAMED se deparou com a indagação: "Como ofertar uma saúde humanizada para os nossos colegas que estão em trabalho remoto?". A servidora explicou que "para conseguir responder esse grande questionamento, que nos guiava, nós nos unimos e começamos a pensar em metodologias de Vigilância Sanitária e de Vigilância Epidemiológica e em outras ferramentas que nos permitissem alcançar os colegas e ofertar essa assistência tão necessária". 

O terceiro lugar foi conquistado pela prática "Convocação De mesários e demais auxiliares e Atendimento a eleitores por WhatsApp. O autor do projeto, o chefe de cartório da 1ª Zona Eleitoral, Marcel Leonardo, destacou que, diante do cenário de pandemia, foi necessário "encontrar um meio mais eficiente de efetuar a comunicação com os mesários e os eleitores".

Dentre as vantagens da utilização da ferramenta WhatsApp para convocação e atendimento, o servidor ressaltou a praticidade e facilidade de utilização; a rapidez na entrega da mensagem; a ausência de custos; a alta capilaridade, possibilidade de manter a interação com os mesários; e a segurança dos servidores. O chefe  apresentou, ainda, uma pesquisa de satisfação, realizada com os mesários, que apontou grande aprovação da modalidade de convocação por WhatsApp. 

A prática "Treinamento de mesários e outros convocados pelo YouTube", de autoria do chefe de cartório da 1ª Zona Eleitoral, Marcel Leonardo Fonseca Almeida, obteve o quarto lugar no concurso. O projeto foi criado com o objetivo de suprir a ausência de capacitações presenciais na pandemia e aprofundar as orientações repassadas por meio dos treinamentos oferecidos pelo Tribunal Superior Eleitoral. 

Já a quinta colocação foi da prática "Mesário Leitor". O projeto do chefe de cartório da 66ª ZE, Edivaldo dos Santos Cardoso, estimulou a leitura do Manual de Mesário para aprendizado, promoveu maior integração entre servidores e mesários, reduziu as dúvidas, além de promover a doação de livros a esses colaboradores. 

Premiação

As três boas práticas mais bem votadas receberam a seguinte premiação:  

  • 1º lugar: curso de capacitação com carga horária de até 40h em qualquer lugar do Brasil, com passagens e diárias pagas

  • 2º lugar: curso de capacitação com carga horária de até 24h em qualquer lugar do nordeste, com passagens e diárias paga

  • 3º lugar: curso de capacitação com carga horária de até 24h em Fortaleza, com passagens e diárias pagas em caso de deslocamento do interior para a capital 

Destaca-se que as ações de capacitação poderão ser realizadas até dezembro de 2022, ressalvando-se os períodos que antecedem o fechamento do cadastro eleitoral e de preparação e realização das eleições. A decisão foi tomada pelo Comitê Estratégico tendo em vista o agravamento da pandemia de covid-19.

Os(as) autores(as) das cinco boas práticas selecionadas pelo Comitê Estratégico receberam um selo de reconhecimento institucional, além do registro de elogio na respectiva pasta funcional. Além disso, as unidades nas quais as práticas encontrarem-se em execução foram agraciadas com o selo de reconhecimento institucional.

 

 

#PraTodosVerem  

Banner na horizontal de fundo branco. Ao centro, um mosaico, com borda azul, apresenta a imagem de seis participantes da solenidade. Na parte superior direita, as logos do Prêmio e do TRE-CE.

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