Recursos de acessibilidade

O portal do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará conta com um software que oferece, em tempo real, o áudio de textos em língua portuguesa, bem como a tradução desses textos para a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), disponibilizado pelo Tribunal Superior Eleitoral.

A inteligência artificial chamada de Rybená, promove a inclusão digital e social de pessoas com deficiência auditiva ou visual (total ou parcial), com síndrome de Down, com baixo letramento, idosos e disléxicos, entre outros. 

Como funciona

No canto direito inferior da tela está localizado o ícone de acessibilidade, onde podem ser encontrados os recursos de voz, de Libras e outras ferramentas adicionais de leitura. Ao acessar o programa, o usuário seleciona o texto que deseja ler e opta pela tradução por Libras ou pela leitura mediante voz sintética, apresentada por Rybená, a personagem virtual. A ferramenta Rybená foi desenvolvida de acordo com os padrões de acessibilidade adotados na administração pública, presentes no Modelo de Acessibilidade em Governo Eletrônico (eMAG).

Comunicação Institucional e manifestações públicas

O TRE-CE passou a adotar, em 2021, intérpretes de Libras nas sessões de julgamento e eventos, bem como audiodescrição em webinários e redes sociais, ampliando ainda mais o acesso de todas e todos às informações da Justiça Eleitoral no Ceará.

Manual de Comunicação Acessível

O Manual de Comunicação Acessível do TRE-CE foi elaborado para favorecer a redução de obstáculos nas manifestações públicas do tribunal.

A iniciativa visa à adequação dos conteúdos a uma linguagem acessível com o devido aproveitamento dos recursos tecnológicos existentes e à minimização das barreiras comunicacionais em e-mails, documentos digitalizados e nato digitais; bem como nas publicações em mídias sociais, na intranet e na internet.

O conteúdo traz a contextualização geral, com normas de defesa das pessoas com deficiência e informações sobre o Programa de Acessibilidade da Justiça Eleitoral no Ceará. Em seguida, é abordada a conceituação de tipos de deficiência.

O manual detalha como produzir documentos digitais acessíveis; acessibilidade na escrita web; audiodescrição de imagens; acessibilidade nas redes sociais; por fim, glossário acessível e inclusivo.

O material está disponível na intranet e na internet do TRE-CE e deve ser seguido por todas as áreas.