Sistema SIEL

O TRE-CE informa que por motivos de segurança o sistema Pólis ficará indisponível desde as 12h do dia 12/11/2020 até o mesmo horário do dia 16/11/2020. Para fins de cumprimento do  Art. 71.,  § 3º da Lei Nº 4.737, de 15 de julho de 1965, que  Institui o Código Eleitoral, as comunicações de óbitos ocorridos em outubro de 2020 poderão ser encaminhadas até o dia 20/11/2020.


Objetivo. O Sistema de Informações Eleitorais (SIEL) tem como finalidade atender às solicitações formuladas pelas autoridades judiciais, membros do Ministério Público e Delegados de Polícia, previamente cadastrados, visando o fornecimento de dados constantes do cadastro eleitoral, conforme estabelecido pelo Provimento CRE-CE nº 12/2019.

Clientes. A ferramenta está disponível na Rede Mundial de Computadores (Internet) exclusivamente às autoridades judiciais e aos membros do Ministério Público, bem como aos servidores por eles autorizados.  O acesso também é disponibilizado aos Delegados de Polícia, sem possibilidade de delegação.

Cadastramento. O acesso ao SIEL pressupõe o prévio cadastramento, mediante o preenchimento de formulário específico, conforme o cargo ocupado pela autoridade interessada, abaixo indicado:

- Formulário para autoridades judiciais, membros do Ministério Público e servidores por eles designados - Formulário SIEL - anexo I (Formato PDF).

- Ato delegatório para os servidores do Poder Judiciário e do Ministério Público - modelo de Ato Delegatório - anexo III (Formato ZIP).

- Formulário para Delegados de Polícia - Formulário SIEL - anexo II (Formato PDF).

Os documentos devem ser digitalizados e enviados por e-mail institucional ao endereço eletrônico siel@tre-ce.jus.br.

Acesso. Clicar aqui para acessar o Sistema ou digitar na barra de endereços do seu navegador o endereço https://apps.tre-ce.jus.br/siel.

Consultas. O SIEL possibilita a realização de consulta por meio dos menus “solicitação online” e “solicitação de consulta”. Por meio da “solicitação online” são obtidos os dados do eleitor referentes ao nome, filiação, data de nascimento, naturalidade, número da inscrição eleitoral, zona eleitoral de domicílio, endereço e data de domicílio no município. A “solicitação de consulta” é personalizada e disponiliza informações como eventual registro de óbito, estado civil, ocupação, registro de voto ou justificativa, dentre outros.

Dúvidas e problemas de acesso ao Sistema. Eventuais dúvidas e problemas de acesso ao Sistema podem ser encaminhadas para o e-mail siel@tre-ce.jus.br.