Planejamento Integrado das Eleições 2020

A materialização do Planejamento Integrado das Eleições (PIE) 2020 é resultado da mobilização da Coordenadoria de Eleições e de líderes de projetos oriundos de diversas áreas organizacionais que, com o suporte metodológico do Escritório Corporativo de Projetos, têm adotado a metodologia de gerenciamento de projetos MG3P para conceber e orquestrar as grandes iniciativas da Justiça Eleitoral do Ceará.

Essa abordagem de condução gerencial de pleitos eleitorais viabiliza o acompanhamento integrado das atividades, com a identificação oportuna de riscos, problemas e mudanças necessárias, proporcionando um melhor processo para tomada de decisões e para monitoramento do desempenho institucional.

O PIE 2020 detalha todas as atividades relacionadas às Eleições 2020, incluindo as ações de infraestrutura, logística e capacitação, bem como as atividades de execução propriamente ditas, desde o período correspondente ao final do prazo do alistamento eleitoral, passando pelo registro de candidaturas, votação, apuração, totalização, divulgação dos resultados, prestação de contas, até a diplomação das candidaturas eleitas.

As atividades de eleição foram agrupadas em 11 (onze) projetos, os quais compõem o PIE 2020 e estão abaixo relacionados:

Projetos institucionais que compõem o PIE 2020

Projeto Apoio Técnico

Projeto Cadastro Eleitoral

Projeto Comunicação

Projeto Convocados

Projeto Eventos e Relações Institucionais

Projeto Materiais e Serviços

Projeto Prestação de Contas

Projeto Propaganda Eleitoral

Projeto Registro de Candidaturas

Projeto Urnas Eletrônicas

Projeto Zonas Eleitorais

Orçamento compilado dos Projetos

Para cada projeto foi designada uma liderança, a quem coube identificar e detalhar o escopo, indicando a descrição das atividades previstas com respectivos prazos e responsáveis, e o orçamento, detalhando a relação planejada de despesas e de aquisições de bens e serviços. A análise de impacto e a aprovação dos planos foram realizadas pelo Comitê Estratégico da Justiça Eleitoral do Ceará, que, por conseguinte, encaminhou este Planejamento Integrado para homologação da Presidência.

Este planejamento é, portanto, fruto de um trabalho integrado entre as diversas unidades deste Tribunal e Cartórios Eleitorais e contempla as ações e estratégias necessárias ao cumprimento da missão primordial da Justiça Eleitoral, que consiste na realização do processo democrático com legitimidade, segurança, economicidade e transparência.

Atualizações no cronograma do Projeto Zonas Eleitorais para adequação à EC nº 107/2020 que adiou as eleições municipais de 2020 (clique aqui)