2019 - A Invisibilidade Feminina

A Seção de Biblioteca e Memória Eleitoral (Sebim), em comemoração à XII Semana do Livro e da Biblioteca, promoveu, nesta quinta-feira, 07/11, na Sala de Sessões, a palestra cênica "A Invisibilidade Feminina". O evento faz parte do Programa de Difusão Cultural da Justiça Eleitoral do Ceará, instituído pela Resolução TRE-CE nº 493/2012 e difundido pela Seção de Biblioteca do tribunal.

Palestra

O tema do encontro proporcionou um diálogo com feminino, tendo como base o romance “A Vida Invisível de Eurídice Gusmão”, de autoria de Martha Batalha.

Na ocasião, foram apresentadas a sinopse do livro e suas interpretações; análise sobre o rigor da sociedade patriarcal a manter, ao longo do tempo, os talentos e as aspirações femininas sob o véu da invisibilidade; reflexões sobre o papel da mulher no passado e na contemporaneidade; além de breves considerações sobre o filme “A Invísivel”, de Karim Aïnouz, indicado brasileiro a disputar uma vaga no Oscar 2020.

Após a encantadora apresentação idealizada e encenada pela servidora Rita de Cássia Brígido Feitoza, com o apoio técnico de toda a equipe da Sebim, os servidores, terceirizados e estagiários participaram ativamente de um debate sobre o tema.

Semana do Livro e da Biblioteca

A Semana Nacional do Livro e da Biblioteca foi instituída pelo Decreto nº 84.631, de 09/04/80, com o propósito de incentivar a leitura e estimular o conhecimento, através da difusão do livro e do acesso a manifestações artísticas e culturais.