2012 - Tema: 80 anos do TRE-CE

Este evento esteia-se no Decreto federal nº 84.631, de 9/4/1980, que instituiu a Semana Nacional do Livro e da Biblioteca, a ocorrer sempre na semana em que se insere o dia 29 de outubro, data alusiva ao Dia Nacional do Livro, conforme Lei federal nº 5.191, de 18/12/1966. Neste ano, em parceria com o Sinje, comemorando também o Dia do Servidor Público.

No período de 7 a 31 de agosto do corrente ano, foi realizada, na Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, a exposição "Justiça Eleitoral: uma legitimação das eleições no Brasil". A iniciativa foi fruto de uma parceria entre a Assembleia e o Tribunal Regional Eleitoral do Ceará.

A exposição, aberta ao público em geral, contou com a visita de autoridades políticas e jurídicas de nosso estado, servidores da Justiça Eleitoral, alunos e professores de escolas públicas integrantes do Projeto "A Escola Vai ao Parlamento" e demais interessados.

A Seção de Biblioteca e Memória Eleitoral do TRE-CE apresenta, ao longo da VI Semana do Livro e da Biblioteca, versão compacta da referida exposição, uma nova oportunidade para rememorar os principais acontecimentos da História Eleitoral Brasileira, da qual nossos antepassados e nós mesmos fomos copartícipes, através do exercício da cidadania, quer, em dados momentos, praticando-a com liberdade e responsabilidade; quer, em outros, lutando para conquistar tal direito.

Desejamos a todos um ótimo encontro com essa história.

Local: escadarias dos 1º, 2º e 3º andares do edifício-sede do TRE-CE.