Vídeos

Leitores de microfichas

Você sabe o que é um leitor de microfichas? Como funcionava e para que servia? Neste vídeo você poderá conhecer um pouco sobre essas máquinas cuja utilização remonta ao início da informatização da Justiça Eleitoral.

Apresentação do Centro de Memória

Conheça o Centro de Memória Eleitoral do TRE-CE, sua história e parte do acervo composto por documentos em papel, mobiliário e objetos de uso da Justiça Eleitoral.

Matéria e vídeo sobre a construção da Nova Sede do TRE-CE.

Estamos sempre em processo de construção como sociedade e na busca pela consolidação da nossa democracia. Movidos por esse ideal, compartilhamos algumas etapas do processo de construção do prédio que abrigará a nova sede do TRE-CE.

Cordel da Biometria 

Vencedor do 18º Prêmio Nacional de Comunicação e Justiça - Mídia Social, o vídeo apresenta versos e rimas sobre a biometria no Ceará, com o objetivo de buscar novidades para a divulgação desse processo tão importante para a Justiça Eleitoral. Idealizado pela secretária da CRE e cordelista, Céci Arruda, o vídeo foi narrado pela coordenadora de administração do cadastro eleitoral, Lorena Belo, contando também com apoio de outros setores.

Biometria Tricolor

O projeto consistiu em abordagem aos(às) torcedores(as)/eleitores(as) nas redes sociais do Fortaleza Esporte Clube e ação em jogo do Campeonato Brasileiro, a partir do mote "para identificar, só o nome não basta".

Papel: uma história de frente e(m) verso

Vídeo "Papel: uma história de frente e(m) verso", produzido pela Coordenadoria de Apoio Administrativo (COAPA) do TRE-CE e publicado nos perfis do Tribunal nas redes sociais, contando, no compasso do Cordel, registros do processo de descarte realizado pela Seção de Arquivo do TRE e pelos cartórios eleitorais da capital e do interior do estado. 

Dia Internacional do Arquivo - 9 de junho

Vídeo em que o ator Bené Barbosa apresenta, com bastante humor, a atenção que o tribunal tem na manutenção dos arquivos. O objetivo foi destacar a importância histórica e a conservação de documentos e processos.

Série "Eleições 2020: Memórias de um pleito eleitoral em tempos de pandemia"

A série consiste em lives no Instagram sobre a memória das Eleições 2020 e os desafios enfrentados pela Justiça Eleitoral em razão da pandemia. A ação integra o projeto "EJE Convida", que consiste na exibição de lives sobre temas afeitos ao Direito Eleitoral e à Ciência Política, abordando, dentre outras proposições, a educação política de jovens eleitores, o funcionamento do processo eleitoral, a cidadania e a participação feminina no processo eleitoral. 

Parte 1: em comemoração à 19ª Semana Nacional dos Museus

Parte 2: acessibilidade e inclusão

Parte 3: registro de candidatura