Laboratório de Inovação

TRE-CE Logo Laboratório de inovação

O que é um laboratório de inovação?

Inovar tem sua raiz na palavra latina INNOVARE cujo significado é mudar ou renovar.

A inovação liga-se fundamentalmente ao ato de criar algo novo (inovação disruptiva) ou transformar, implementar melhorias em algo já existente (inovação incremental).

Desta forma, a inovação liga-se, fundamentalmente às ideias de criação, mudança e melhoria.

O laboratório de inovação é uma estrutura de pessoal e física imbuída de, essencialmente, promover a inovação.

No âmbito do serviço público, o laboratório cria um contexto para a experimentação de novas ferramentas e práticas. Nele, os servidores de todas as áreas podem contribuir com ideias ou, ainda, desenvolver ações inovadoras que produzirão ganhos para os usuários internos e externos.

O laboratório de inovação é um local de testagem de boas práticas, no qual os acertos e erros são considerados parte natural do processo de aprendizagem e de busca por melhorias


Histórico do LIODS

A Resolução CNJ nº 395/2021 instituiu a Política de Gestão da Inovação no âmbito do Poder Judiciário e indicou o seu caráter estratégico. A mesma norma determinou que os órgãos do Poder Judiciário deveriam instituir laboratórios de inovação, ou espaços similares, físicos ou virtuais.

A Portaria TSE nº 747/2020 criou o Laboratório de Inovação, Inteligência e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Justiça Eleitoral (LIODS-JE).

No âmbito do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará, a Portaria nº 544/2021 instituiu o LIODS da Justiça Eleitoral do Ceará.


Objetivos

O LIODS-JECE tem como objetivo auxiliar no aprimoramento das atividades do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará, por meio da difusão da cultura da inovação, com a finalidade de implementar ideias que criem uma forma de atuação e gerem valor para a Instituição, seja por meio de novos produtos, serviços, processos de trabalho ou uma maneira diferente e eficaz de solucionar problemas complexos encontrados no desenvolvimento das atividades que lhe são afetas.


Princípios 

São princípios que orientam as atividades do LIODS-JECE:

I - cultura da inovação: promoção da cultura da inovação a partir da adoção de valores voltados ao estímulo da inovação incremental ou disruptiva, com prospecção e desenvolvimento de procedimentos que qualifiquem o acesso à justiça e promovam a excelência do serviço judicial, processual ou administrativo, com vistas a propiciar melhor atendimento ao usuário da Justiça Eleitoral do Ceará;

II - foco no usuário: observância, sempre que possível, da construção de solução de problemas a partir dos valores da inovação consistentes na concepção do usuário como eixo central da gestão;

III - participação: promoção da ampla participação de magistrados e servidores, sempre buscando a visão multidisciplinar;

IV - colaboração: trabalho em rede de inovação para a coordenação de esforços, cocriação, criatividade, experimentação e o compartilhamento de boas práticas;

V - desenvolvimento humano: desenvolvimento de novas habilidades dos magistrados e servidores que lhes permitam adquirir conhecimentos necessários às novas competências para solução de problemas complexos, pensamento crítico, flexibilidade cognitiva, orientada a serviços e criatividade;

VI - acessibilidade: fomento à acessibilidade e à inclusão;

VII - sustentabilidade socioambiental: promoção da sustentabilidade socioambiental;

VIII - desenvolvimento sustentável: desenvolvimento econômico-social com a preservação da qualidade do meio ambiente e do equilíbrio ecológico, alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável - Agenda 2030;

IX - desburocratização: aprimoramento e simplificação de tarefas, procedimentos ou processos de trabalho, de modo a promover agilidade, otimização de recursos e ganho de eficiência à prestação de serviços; e

X - transparência: acesso à informação e aos dados produzidos pelo Poder Judiciário, respeitadas as hipóteses de restrição e de sigilo legal e a proteção de dados pessoais


Competências 

Compete ao LIODS-JECE:

I - fomentar, construir, registrar soluções, mediante métodos inovadores e práticas colaborativas, para problemas ou necessidades relacionadas às atividades da Justiça Eleitoral do Ceará;

II - propor maneiras de dar destaque às informações e ações relevantes da Justiça Eleitoral para a sociedade, seja através da internet ou por outros meios, com foco na divulgação de informação clara, acessível e, sempre que possível, interativa;

III - propor a criação de canais de comunicação inovadores entre a Justiça Eleitoral e a sociedade;

IV - estabelecer parcerias com os laboratórios de inovação e centros de inteligência dos demais órgãos públicos, bem como com centros de ensino e instituições de pesquisa, públicas ou privadas sem fins lucrativos;

V - propor ao Comitê Estratégico (COE) iniciativas ou providências relacionadas à temática da inovação, em seu escopo de atuação ou atendendo a demandas de estudos originadas do próprio COE;

VI - representar a Justiça Eleitoral do Ceará, com indicação da coordenação, nas atividades e demandas das redes de inovação correlacionadas com seus serviços ou de seu interesse.

RENOVAJUD

O RenovaJud é a rede de inovação do Poder Judiciário brasileiro, instituída pela Resolução CNJ nº 395/2021, com o objetivo de impulsionar a gestão da inovação de forma colaborativa, transparente, contínua e capaz de produzir novas soluções de impacto.

Na plataforma, as iniciativas e eventos voltados para inovação e o repositório de boas práticas são divulgados pelos laboratórios de inovação que integram a RenovaJud, promovendo a colaboração, integração e troca de experiências.

O acesso ao RenovaJud é público e aberto à participação cidadã, em ações inovadoras e que contribuam para o alcance dos objetivos da Agenda 2030.

Para acessar a Plataforma, clique neste link: Plataforma da Rede de Inovação do Judiciário - Acesso (cnj.jus.br)

O Conselho Nacional de Justiça disponibiliza o Manual do RenovaJud com orientações sobre o acesso e demais informações: Manual Renovajud (cnj.jus.br)


RELATÓRIOS DO LABORATÓRIO DE INOVAÇÕES, INTELIGÊNCIA E OBJETIVOS DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DA JUSTIÇA ELEITORAL

Relatório do LIODS-JE de 2022

Os objetivos de desenvolvimento sustentável no Brasil 

"Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável são um apelo global à ação para acabar com a pobreza, proteger o meio ambiente e o clima e garantir que as pessoas, em todos os lugares, possam desfrutar de paz e de prosperidade. Estes são os objetivos para os quais as Nações Unidas estão contribuindo a fim de que possamos atingir a Agenda 2030 no Brasil." (Fonte Objetivos de Desenvolvimento Sustentável | As Nações Unidas no Brasil)

Atos normativos relacionados à atuação do LIODS JECE

Designa representantes do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará no Laboratório de Inteligência, Inovação e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Justiça Eleitoral - LIODS-JE.


Institui a Política de Gestão da Inovação no âmbito do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará, cria o Comitê de Gestão da Inovação, dispõe sobre o Laboratório de Inovação, Inteligência e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (LIODS) e institui o Programa Pesquisa Inovadora.

Convalida a composição do Laboratório de Inovação, Inteligência e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (LIODS TRE-CE).

Dispõe acerca da composição e indicação dos laboratoristas que integrarão o LIODS - JECE

Altera a Portaria n.º 544/2021, que institui o Laboratório de Inovação, Inteligência e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Justiça Eleitoral do Ceará(LIODS- JECE).

Institui a Política de Gestão da Inovação no âmbito do Poder Judiciário.

Portaria TRE-CE nº 544/2021

Institui o Laboratório de Inovação, Inteligência e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Justiça Eleitoral do Ceará (LIODS-JECE).

Portaria TSE nº 747/2020

Institui o Laboratório de Inovação, Inteligência e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Justiça Eleitoral.

PROJETO "ATENDIMENTO CIDADÃO: DA CALÇADA AO GUICHÊ"

Para fins de cumprimento da Meta 9 2023 do Poder Judiciário pelo Tribunal Regional Eleitoral do Ceará, foi apresentado o projeto "Atendimento cidadão: da calçada ao guichê".

O projeto foi desenvolvido pelo LIODS JECE em parceria com a Diretoria do Fórum Eleitoral de Fortaleza, a partir de encontros presenciais e virtuais iniciados em março do ano de 2023.

Em conformidade com o Glossário da Meta nº 9 2023 do Poder Judiciário, o projeto foi cadastrado no Sistema RENOVAJUD e está disponível no seguinte link:

Plataforma da Rede de Inovação do Judiciário - Conteúdo Público (cnj.jus.br)


PROJETO "TRE RECICLA"

A fim de melhorar o aproveitamento dos resíduos recicláveis oriundos das mais diversas atividades desempenhadas pelo Tribunal Regional Eleitoral do Ceará, bem como sensibilizar seus colaboradores acerca dos benefícios da gestão sustentável desses materiais, foi apresentado o projeto "TRE Recicla".

O projeto foi desenvolvido pelo LIODS JECE, em parceria com a ASSAI e a SAPRE, a partir de encontros presencias iniciados em junho de 2023.

Para mais informações, clique em TRE Recicla.


PROJETO "ATENÇÃO À PESSOA COM AUTISMO"

Visando qualificar o atendimento eleitoral para atender o público com TEA, a partir da aproximação dos agentes públicos com estas pessoas e os representantes da causa, foi apresentado o projeto "Atenção à pessoa com autismo".

O projeto foi desenvolvido pelo LIODS JECE, em parceria com a ASSAI, a partir de encontros presencias iniciados em junho de 2023.

Para mais informações, clique em Atenção à pessoa com autismo.