Des. Francisco Haroldo Rodrigues de Albuquerque

33º Desembargador Presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará.

Nasceu em Sobral a 19 de setembro de 1941, sendo seus genitores Gerardo Rodrigues de Albuquerque e Iolanda de Paula Pessoa Rodrigues de Albuquerque.

Bacharelou-se em Ciências Jurídicas e Sociais pela Faculdade de Direito da Universidade Federal do Ceará - UFC em 1964. Antes de ingressar na magistratura, serviu na extinta Companhia de Desenvolvimento Econômico do Ceará - CODEC.

Em 1970, submeteu-se a concurso público para provimento do cargo de Juiz Substituto, promovido pelo Tribunal de Justiça do Ceará, logrando aprovação. Iniciou as suas atividades jurisdicionais pela Comarca de Reriutaba, em 1970, da qual alcançou promoção para Juiz Auxiliar de Sobral (Zonal) e desta, sucessivamente, para Quixeramobim, Maranguape e Fortaleza .

Na Comarca de Fortaleza, foi Juiz Auxiliar, vindo a tornar-se titular da 1ª Vara Cível, na qual permaneceu de 1979 a 1988, ou seja, até a sua promoção por merecimento para o cargo de Desembargador do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará.

Exerceu as funções de Juiz Eleitoral em diversas Zonas do Interior do Estado, como titular ou por respondência, nas Comarcas de Cariré, São Gonçalo do Amarante, Reriutaba, Coreaú, Canindé, Pentecoste, Aquirás, Pacatuba, Itapipoca, Quixeramobim e Maranguape. Em Fortaleza, foi titular da 82ª. Zona Eleitoral.

Foi professor de Direito Comercial, Societário e Falimentar e Teoria Geral do Processo, na UNIFOR, e de Direito Comercial na Faculdade de Direito da UFC.

Foi Vice-Presidente e Corregedor do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará e Presidente, tendo exercido este último cargo no período de 12 de junho de 1995 a 12 de junho de 1997.