Desembargador Edgar Carlos de Amorim

30º Desembargador Presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará.

Nasceu em Almino Afonso, antiga Caieira, no Estado do Rio Grande do Norte, a 25 de novembro de 1928, sendo seus genitores Agrário Carlos de Andrade e Dinorá Lopes Carlos.

Bacharelou-se em Ciências Jurídicas e Sociais pela Faculdade de Direito da Universidade Federal do Ceará - UFC, em 1959.

Uma vez diplomado em Direito e inscrito na OAB, Seção do Ceará, passou a exercer a advocacia. Depois de permanecer nesse mister por aproximadamente seis anos, resolveu abraçar a magistratura, submetendo-se a concurso de provas e títulos para ingresso no cargo de Juiz Substituto, logrando aprovação em 1966.

Nomeado para a Comarca de Ibiapina, logo foi designado pelo Tribunal de Justiça para responder pelas Comarcas de Granja e Massapê, onde se demorou durante mais de um ano. Em seguida e graças ao seu devotamento à causa da Justiça, foi promovido sucessivamente, logo que implementava o interstício legal, por merecimento, para as Comarcas de Jaguaribe (2ª entrância) e Iguatu (3ª entrância). Foi removido, a pedido, para a Comarca de Sobral e, posteriormente, para a de Maranguape, obtendo da última, promoção, igualmente pelo critério de merecimento, para a Comarca de Fortaleza, em 1975, na qual esteve à frente da Vara de Registros Públicos por vários anos.

Após figurar pela terceira vez em lista de merecimento para o cargo de Desembargador do Tribunal de Justiça do Ceará, foi nomeado a 19 de novembro de 1986. O Desembargador Edgar Carlos de Amorim exerceu também o magistério, lecionando as disciplinas de Direito Internacional Privado, Direito Penal e Direito Administrativo na Faculdade de Direito da UFC.

Tem diversos livros publicados tanto no âmbito jurídico quanto literário, além de colaborar em jornais de Fortaleza. Foi Vice-Presidente, Corregedor Regional Eleitoral e Presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará, tendo ocupado este último cargo no período de 12 de junho de 1991 a 12 de junho de 1992.