Desembargador Abelmar Ribeiro da Cunha

16º Desembargador Presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará.

Nasceu em Itapipoca a 5 de junho de 1918, sendo seus genitores Antônio Ribeiro da Cunha e Clotilde Ribeiro da Cunha.

Bacharelou-se em Ciências Jurídicas e Sociais pela Faculdade de Direito do Ceará, em 1945, sendo o orador da turma, denominada Clóvis Beviláqua. Exerceu a advocacia e o magistério superior.

Na Faculdade de Direito, lecionou por muitos anos Processo Civil, tendo sido professor de várias gerações de estudantes, muitos dos quais pertencentes à magistratura cearense.

Exerceu, também, as funções de Inspetor de Ensino Secundário do Ministério da Educação e Cultura. Foi Procurador Geral do Estado, na primeira administração do Governador Virgílio Távora, denominação que se dava ao Chefe do Ministério Público, oficiando junto ao Tribunal de Justiça do Ceará. Quando da aposentadoria do Desembargador Ademar do Nascimento Fernandes Távora, foi nomeado na vaga destinada à classe do Ministério Público a 28 de agosto de 1965, dando-se a posse a 31 desse dito mês.

Exerceu todos os cargos de direção do Tribunal de Justiça, inclusive a Presidência, em 1974, justamente no ano do centenário de instalação do Tribunal de Relação do Ceará.

Foi Vice-Presidente, Corregedor e Presidente do Tribunal Regional Eleitoral, ocupando este último cargo nos seguintes períodos: 25 de maio de 1970 a 19 de abril de 1972 e 25 de abril de 1980 a 3 de junho de 1981.

Faleceu em Fortaleza, em 20 de janeiro de 1998.