Símbolos do Tribunal

Identidade Visual do TRE-CE

Contextualização

Disponibilizada em 2012 pelo Tribunal Superior Eleitoral, a marca proposta busca apresentar o TRE como unificador entre o fator humano (cidadão(ã)) e o fator tecnológico (urna eletrônica), já que reconhece o(a) cidadão(ã) como entidade ativa no processo eleitoral, dando-lhe os meios necessários e seguros para o exercício da democracia.

Visando representar essa interação entre cidadão(ã) brasileiro(a) e urna eletrônica, produto genuinamente brasileiro, e os caminhos do país por meio da atuação dessas duas peças-chave, optou-se por utilizar a Bandeira Nacional como inspiração para a criação da marca.

Informações sobre a marca do TRE-CE

O círculo azul-celeste – com as 27 estrelas brancas representando os estados da Federação e o Distrito Federal – foi usado para simbolizar o(a) cidadão(ã) brasileiro(a), o(a) eleitor(a) de cada um dos estados da Federação.

O polígono amarelo, retirado do losango da Bandeira Nacional, simboliza a integração dos outros dois elementos (cidadão(ã) e urna), por meio da atuação do TRE, órgão que possibilita ao(à) cidadão(ã) o acesso à urna e, consequentemente, o exercício do direito do voto.

Visualmente, o polígono amarelo traz equilíbrio à composição, amparando o(a) cidadão(ã) e guiando-o à urna. O conjunto define a função social do TRE, qual seja realizar as maiores e mais confiáveis eleições informatizadas do mundo.

A faixa verde, recortada do retângulo da Bandeira Nacional, representa a urna eletrônica.

Baixe o Manual de Identidade Visual do TRE-CE .

Baixe o encarte com as informações da marca do TRE-CE.