Desembargador Antonio Abelardo Benevides Moraes

Mandatos
30.01.2015 - 11/06/2015 (interino)
12.06.2015 - 04.06.2017  (efetivo)

Nasceu em 22 de junho de 1956 no município de Mombaça, Ceará, tendo por genitores José Moraes de Freitas e Zilma Benevides de Araújo Freitas.
Bacharelou-se em Direito pela Universidade Federal do Ceará, em 1978, e pós-graduou-se  pela Universidade Federal do Ceará, em curso realizado mediante convênio com a Escola Superior da Magistratura do Ceará e a Fundação Paulo Bonavides. Participou de Seminário no Rio de Janeiro, promovido pela Escola Nacional da Magistratura, a Escola Superior da Magistratura do Rio de Janeiro e o Instituto Miguel de Servet, de Paris, com carga horária de 65 horas/aulas.
Inicialmente ingressou no Ministério Público Estadual, ocasião em que exerceu o cargo de Promotor de Justiça da Comarca de Pedra Branca, deixando-o para ingressar na Magistratura, em 27 de junho de 1984. Como Juiz de Direito, assumiu a princípio a comarca de Ubajara. Foi promovido por antiguidade para a Comarca de Jucás e, posteriormente, por merecimento, para a Comarca de Tauá. Em 1991, foi promovido por merecimento para a Comarca de Fortaleza, tendo assumido a 22ª Vara Cível. Nomeado, em 1999, pelo Tribunal Pleno para instalar a 1ª Vara de Falências da Comarca de Fortaleza, aí permaneceu até o acesso ao cargo de desembargador do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará, em 25 de maio de 2006. Foi Vice-Diretor do Fórum Clóvis Beviláqua; Juiz Coordenador de Varas do mesmo Fórum, em duas gestões; Juiz Corregedor Auxiliar do TJCE em dois períodos consecutivos; integrante da Sexta Turma Recursal dos Juizados Especiais Cíveis e Criminais e Vice-Presidente da Associação Cearense de Magistrados.
Dentre as atividades mais recentes destacam-se sua atuação como membro efetivo do Órgão Especial do TJCE, membro da 3ª Câmara Cível e membro da Comissão de Regimento Interno e Assessoria Legislativa.
No Tribunal Regional Eleitoral do Ceará foi membro suplente e depois efetivo, na categoria Juiz de Direito, totalizando sete anos de atividade. Nas eleições de 1998 foi Juiz Coordenador da Propaganda Eleitoral.  Vice-presidente e Corregedor Eleitoral do Tribunal Regional Eleitoral no biênio 2013-2015. Assumiu interinamente a presidência do TRE-CE em  30 de janeiro de 2015 e, efetivamente, em 12 de junho do mesmo ano, permanecendo no cargo até 04 de junho de 2017.