Desembargador José Eduardo Machado de Almeida

38º Desembargador Presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará.

Nasceu em Sousa, no Estado da Paraíba, a 12 de novembro de 1935, sendo seus genitores Absalão Pereira de Almeida e Hermínia Machado de Almeida.

Bacharelou-se em Ciências Jurídicas e Sociais pela Faculdade de Direito da Universidade Federal do Ceará em 1962. Antes de ingressar na magistratura, pertenceu aos quadros da Secretaria da Fazenda, em cuja pasta ocupou o cargo de Delegado Regional.

Em 1965, após concurso de provas e títulos, ingressou na magistratura cearense, iniciando as suas atividades jurisdicionais pela Comarca de Jaguaretama, sendo em seguida, sucessivamente, titular das Comarcas de Acaraú, Quixeramobim, Maranguape e Fortaleza, onde permaneceu à frente da 3ª Vara Cível por dezenove anos.

Lecionou durante algum tempo a disciplina Direito Comercial na Faculdade de Direito da Universidade Federal do Ceará. Foi nomeado Desembargador do Tribunal de Justiça a 9 de outubro de 1997, pelo critério de antiguidade. Durante muitos anos, foi o decano da Justiça Eleitoral de 1º grau no Ceará, tendo sido, na administração do Des. Ernani Barreira Porto, frente ao TRE, o Coordenador da Propaganda Eleitoral em Fortaleza.

Exerceu os cargos de Vice-Presidente e Corregedor do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará, e, nos seguintes períodos, o de Presidente: 12 de janeiro de 2005 a 7 de junho de 2005 (interino) e 8 de junho de 2005 a 13 de novembro de 2005 (titular).