Desembargador José Jaime de Oliveira Praxedes

9º Desembargador Presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará.

Nasceu em Camocim a 1º de setembro de 1896, sendo seus genitores José Joaquim de Oliveira Praxedes e Emília Neves de Oliveira Praxedes.

Bacharelou-se em Ciências Jurídicas e Sociais pela Faculdade de Direito do Ceará em 1918. Ingressou no serviço público em 1913, tendo sido Promotor de Justiça da Comarca de Granja, passando posteriormente a Magistrado.

Foi Juiz Municipal em Camocim e depois Juiz de Direito em várias Comarcas, dentre elas Uruburetama e Iguatu, além de ter exercido a titularidade da 3ª Vara Criminal da Comarca de Fortaleza. Ascendeu ao Tribunal de Justiça em 1954, na vaga decorrente da aposentadoria do Desembargador Olívio Dornellas Câmara, tendo ocupado todos os cargos de direção dessa Corte de Justiça, inclusive a Presidência, em 1959.

O Desembargador José Jaime de Oliveira Praxedes foi o 80º Desembargador do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará. Esse egrégio Tribunal prestou-lhe significativa homenagem, dando o seu honrado nome ao edifício do Fórum da Comarca de Uruburetama.

Presidiu o Tribunal Regional Eleitoral do Ceará no período de 22 de outubro de 1962 a 28 de janeiro de 1964.

Faleceu em Fortaleza a 17 de dezembro de 1979.