Desembargador José Barreto de Carvalho
Nasceu em Jaguaruana a 20 de abril de 1924, sendo seus genitores Aloísio Barbosa de Almeida e Filomena Barreto de Carvalho.
Bacharelou-se em Ciências Jurídicas e Sociais pela Faculdade de Direito do Ceará em 1951.
Em 1953, ingressou no Ministério Público, sendo nomeado Promotor de Justiça da Comarca de Redenção, função que exerceu durante pouco tempo, em virtude de sua aprovação no concurso para Juiz de Direito.
Ingressou na magistratura em 1954, na Comarca de Caririaçu, da qual foi removido para Jaguaruana, sua terra natal.
Exerceu ainda a judicatura, sucessivamente, nas seguintes Comarcas: Morada Nova, de 2ª entrância, em 1961; Russas, de 3ª entrância, em 1964, e Sobral, de 4ª entrância, em 1966. Tão logo obteve remoção para a Comarca de Fortaleza, o que se deu em 1967, assumiu o Juizado de Menores. Com a aposentadoria simultânea de muitos dos Desembargadores em exercício no Tribunal, no ano de 1979, em decorrência da promulgação da Lei Orgânica da Magistratura Nacional, e por se tratar do Juiz de Direito mais antigo na entrância, ascendeu ao Tribunal de Justiça em data de 11 de maio de 1979, na vaga decorrente da aposentadoria do Desembargador Aurino Augusto de Araújo Lima, dando-se a posse no dia seguinte.
Passou a integrar a 1ª Câmara Cível, tendo feito parte do Conselho Superior de Justiça, posteriormente denominado Conselho da Magistratura.
No Tribunal Regional Eleitoral do Ceará, depois de ocupar os cargos de Juiz de Direito e Corregedor Regional Eleitoral, foi Presidente no período de 11 de junho de 1985 a 1º de maio de 1986.
Faleceu em 17 de março de 2011.