Programa de Gestão Documental da Justiça Eleitoral no Ceará apresenta terceiro vídeo do Projeto Arquivo Vivo

A iniciativa consiste no resgate do acervo histórico e arquivístico do Ceará

TRE-CE arquivo vivo 3

A Seção de Protocolo, Expedição e Arquivo, da Coordenadoria de Apoio Administrativo, apresenta o terceiro vídeo do Projeto Arquivo Vivo, que consiste no resgate do acervo histórico e na difusão do acervo arquivístico através do valioso material restaurado e de entrevistas com personalidades que se inserem no contexto da Justiça Eleitoral do Ceará como eleitores(as), mesários(as), candidatos(as), servidores(as), magistrados(as) e promotores(as).

O terceiro vídeo inicia com o cordel musicado do poeta David Luna sobre a importância dos mesários e das mesárias para a realização das eleições. Em seguida, o servidor do TRE-CE Vando Matias Gadelha, técnico judiciário há 37 anos, relata a criação do Sistema de Distribuição de Mesários. Participam também a senhora Nadja Maria Silva, conhecida como Vovó Motoca, mesária de 71 anos, e o senhor Francisco Carlos da Silva, conhecido como Carlos Careca, mesário há mais de 20 anos, que relatam um pouco de suas experiências e do orgulho de atuarem como representantes da Justiça Eleitoral nos dias das Eleições.

Dentre os documentos apresentados estão cédulas de votação impressa, cédula de voto em separado, lacres de urnas de lona e manuais de votação tradicional e eletrônica das Eleições de 1998.

Resgate histórico

A partir de vasto material selecionado pela Seção de Protocolo, Expedição e Arquivo, após a atuação de competentes profissionais da Associação de Pais e Amigos dos Deficientes Auditivos – APADA, que realizaram a higienização e restauração de documentos, assegurando sua preservação, surgiu a ideia do Projeto Arquivo Vivo, disponível no canal do TRE-CE no YouTube.

Entrevistados e entrevistadas resgatam memórias vividas em conjunto com a Justiça Eleitoral no Ceará e fazem um paralelo com a modernidade alcançada nos dias atuais, principalmente no tocante aos documentos envolvidos por ocasião das atividades de alistamento, convocação de mesários(as), dia do pleito e apuração das eleições e tramitação de processos eleitorais.

90 anos da Justiça Eleitoral

Através do projeto, a Gestão Documental se insere nas comemorações dos 90 anos da Justiça Eleitoral, partilhando com a sociedade um pouco de sua história, demonstrando de maneira acessível e leve algumas particularidades do processo eleitoral, alinhando memória e cidadania.

Gestão Documental

O Programa de Gestão Documental da Justiça Eleitoral do Ceará, disposto na Resolução TRE-CE nº 807/2021, tem entre seus objetivos garantir a preservação e o acesso aos documentos arquivísticos e/ou processos administrativos e judiciais, assegurando a recuperação das informações de forma ágil e eficaz.

O Programa é gerido pela Coordenadoria de Apoio Administrativo, unidade encarregada do planejamento e da implantação de suas ações, bem como da disseminação das técnicas e da cultura arquivística no âmbito do Tribunal Regional Eleitoral e dos Cartórios Eleitorais do Ceará.

Texto e produção do vídeo: Maria Maryane Lima Parente

#PraTodoMundoVer

Fotografia retangular da mesária Nadja Maria. Ela está sentada em uma cadeira no Centro de Memória do TRE-CE e sorri. Tem cabelos curtos e brancos. Usa blusa preta, luvas e saia brancas. À esquerda, banners informativos na parede e uma urna de modelo antigo está sobre uma mesa de madeira. Atrás dela, uma cadeira com estofado vermelho. No lado esquerdo da foto, de cima para baixo: a marca do Projeto Arquivo Vivo; e as logos dos 90 anos da Justiça Eleitoral e do TRE-CE.

ícone mapa

Endereço e telefones do tribunal

Rua Dr. Pontes Neto 800 - Eng. Luciano Cavalcante - Fortaleza/CE - CEP 60813-600 - Tel: (85) 3453-3500
Ícone Protocolo Administrativo

Disque Eleitor: 148

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de funcionamento:
Segunda a sexta das 8h às 14h.

Acesso rápido