TRE-CE passa a utilizar sistemática de integração com PagTesouro

A medida, que vem sendo implementada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), possibilitará que eleitores(as) quitem os débitos por meio de Pix e cartão de crédito

Banner Ascom. Descrição da imagem no final da notícia.

Nessa quarta-feira, 8/9, o Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) passou a utilizar sistemática de integração para pagamento de débitos eleitorais com o PagTesouro, com reconhecimento instantâneo pelo sistema eleitoral ELO. A medida, que vem sendo implementada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), possibilitará que eleitores(as) quitem os débitos por meio de Pix e cartão de crédito nos portais da Justiça Eleitoral.

A implantação no âmbito da Justiça Eleitoral está sendo gradual e incremental e iniciou com um projeto-piloto para algumas Unidades da Federação (UF) com o eleitorado reduzido. Durante o processo, foi avaliado o uso e a performance para aperfeiçoamento das modalidades com a implementação das melhorias necessárias.

Trata-se de uma forma simples e prática de quitação de multas que facilita o pagamento para a maioria de eleitoras e eleitores, uma vez que não mais haverá necessidade de deslocamento até a agência do Banco do Brasil para pagamento da GRU Simples, como ocorre com os(as) não correntistas.

A Corregedoria Regional Eleitoral (CRE) e a Coordenadoria de Atendimento ao Eleitor (COATE) do Tribunal ressaltam que a possibilidade de emissão da GRU Simples para pagamento no Banco do Brasil continuará disponível, o que conferirá às(aos) eleitoras(es) várias opções de pagamento.

Emissão de QR Code e chave Pix

As Zonas Eleitorais, os Postos de Atendimento e a Central de Atendimento ao Eleitor (CEATE) podem encaminhar ao(à) eleitor(a), se solicitado, o QR Code e a chave para pagamento por PIX, válidos por 24h. Essa sistemática também será adotada pela equipe do Disque Eleitor 148.

Para solicitar, a(o) interessada(o) deverá acessar a página de guias de multas do Tribunal Superior Eleitoral, escolher a opção “pagar”. Em seguida, clicar em “PIX”, “pagar” novamente, e depois em “imprimir”, gerando o PDF para pagamento.

Salienta-se que o pagamento realizado por PIX não tem custo. Já se o procedimento for realizado por cartão de crédito, haverá a cobrança de taxa de serviço calculada sobre o valor da multa no momento do pagamento pelos(as) intermediadores(as) do serviço (Mercado Pago ou PicPay), o que será devidamente explicado no momento da operação.

Guia rápido e FAQ

Para mais informações sobre a sistemática para pagamento de débitos eleitorais com o PagTesouro, o TSE disponibilizou Guia Rápido e um FAQ com perguntas e respostas sobre o assunto. Os documentos virtuais trazem mais detalhes e telas do sistema, além de um panorama geral sobre o novo serviço oferecido aos(às) eleitores(as).



Com informações da CRE e da COATE

 

#PraTodoMundoVer

Banner retangular de fundo branco. À esquerda, na parte superior, logo do TRE. Abaixo, em letras cinza, a chamada: TRE-CE passa a utilizar sistema de pagamento de débitos eleitorais; e o complemento: por meio de Pix e Cartão de Crédito, verde. À direita, mão de uma pessoa de pele branca segura um celular de cor preta. Na tela do celular, o símbolo do PIX.

ícone mapa

Endereço e telefones do tribunal

Rua Dr. Pontes Neto 800 - Eng. Luciano Cavalcante - Fortaleza/CE - CEP 60813-600 - Tel: (85) 3453-3500
Ícone Protocolo Administrativo

Disque Eleitor: 148

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de funcionamento:
Segunda a sexta das 8h às 14h.

Acesso rápido