CRE retoma inspeções presenciais e visita cinco zonas

As atividades transcorreram ao longo de toda a semana (20 a 24/09)

Foto no átrio do Fórum de Caririaçu, em que aparecem magistrados e servidores, dispostos lado a ...

A Corregedoria Regional Eleitoral retomou nesta semana os Ciclos de Inspeções presenciais nas Zonas Eleitorais do Ceará, paralisados desde março de 2020, em razão da pandemia de Covid-19. As inspeções foram presididas pelo corregedor regional eleitoral, desembargador Raimundo Nonato Silva Santos, assessorado pelos servidores da corregedoria Carlos André Bezerra, André Luís Vianna, José Ribeiro Filho, Mário Sérgio Cavalcante e Manoel Gonzaga Filho.

As atividades transcorreram ao longo de toda a semana (20 a 24/09), tendo sido inspecionados os cartórios eleitorais de Juazeiro do Norte (119ª ZE), Barro (92ª ZE), Milagres (26ª ZE), Missão Velha (16ª ZE) e Caririaçu (71ª ZE), todos localizados na região do Cariri.

Nesta sexta-feira (24/09), o corregedor e a equipe da CRE foram recebidos pelo juiz da Zona Eleitoral de Caririaçu, Judson Pereira Júnior, pelo promotor eleitoral, Rafael Couto Vieira, pelo chefe de cartório, Emerson Lopes Rafael, além das servidoras e servidores da unidade.

As inspeções nos cartórios eleitorais envolveram três principais ações: (i) análise das operações no cadastro eleitoral e sistemas correlatos; (ii) análise do acervo processual, com prioridade para os que envolvam cassação de mandato, prestação de contas de candidatos e ações penais, observando-se o cumprimento dos prazos; e (iii) análise da estrutura do cartório, com atenção para a acessibilidade, guarda e descarte de documentos, e das condições físicas para o bom funcionamento do cartório.

As correições e inspeções têm caráter eminentemente pedagógico, visando a orientação, de forma a assegurar a correta aplicação dos princípios e normas, e coletar sugestões  para o aprimoramento da prestação jurisdicional eleitoral.

Para o mês de outubro, estão previstas inspeções nas zonas eleitorais da região norte do estado.

 

Texto e foto: Corregedoria

#PraTodoMundoVer

Foto em átrio de Fórum de Caririaçu, em que aparecem magistrados e servidores, dispostos lado a lado. Ao centro, o corregedor e vice-presidente, des. Raimundo Nonato Silva Santos, e o juiz da Zona Eleitoral. Todos usam máscara.

ícone mapa

Endereço e telefones do tribunal

Rua Dr. Pontes Neto 800 - Eng. Luciano Cavalcante - Fortaleza/CE - CEP 60813-600 - Tel: (85) 3453-3500
Ícone Protocolo Administrativo

Disque Eleitor: 148

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de funcionamento:
Segunda a sexta das 8h às 14h.

Acesso rápido