CPFem ministrará o curso "Mulheres nos partidos políticos: por cotas reais" para órgãos partidários municipais

O público-alvo da primeira turma serão os(as) integrantes das agremiações partidárias dos municípios de Aquiraz, Aracati, Cascavel, Caucaia, Chorozinho, Eusébio, Fortaleza, Fortim, Horizonte, Icapuí, Itaitinga, Pacajus, Paracuru, Paraipaba, Pindoretama, São Gonçalo do Amarante e Trairi.

Banner Ascom. Descrição da imagem no final da notícia.

Nesta quinta-feira, 9/9, a Comissão de Participação Feminina (CPFem) do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará abre inscrições para a primeira turma do curso "Mulheres nos partidos políticos: por cotas reais”direcionado aos órgãos partidários municipais. A capacitação será ministrada nos dias 16, 23 e 30 de setembro, das 19h às 21h, e terá como público-alvo integrantes das agremiações partidárias dos municípios de Aquiraz, Aracati, Cascavel, Caucaia, Chorozinho, Eusébio, Fortaleza, Fortim, Horizonte, Icapuí, Itaitinga, Pacajus, Paracuru, Paraipaba, Pindoretama, São Gonçalo do Amarante e Trairi.

O objetivo do curso, que será realizado por meio da plataforma Google Meet, é sensibilizar os(as) participantes acerca da violência política de gênero manifestada nas candidaturas fictícias, bem como incentivar a participação feminina na política.

Inscrições

As inscrições podem ser realizadas até as 14h do dia 16/9, na aba “Cursos e Lives” da página da CPFem, disponível no site do TRE-CE. Ressalta-se que os partidos políticos dos municípios desta turma poderão fazer a indicação de um(a) integrante.

A confirmação das inscrições e o link de acesso à sala de aula serão enviados para o e-mail cadastrado pelo(a) cursista. O link será o mesmo para os três encontros.

Cronograma

  • AULA 1 (16 de setembro)

1º Palestra: Apresentação da comissão e da campanha "Mulheres nos partidos políticos: por cotas reais"; Campanhas temáticas do Tribunal Superior Eleitoral; Recursos assistivos na comunicação; Possibilidades de divulgação nas plataformas digitais.

Palestrante: Viviane Mazulo

2ª Palestra: Histórico da conquista dos direitos políticos das mulheres; A importância das mulheres na política; Direitos políticos e sub-representação nos espaços de poder.

Palestrante: Roberta Laena

  • AULA 2 (23 de setembro)

1ª Palestra: Violência política de gênero; Candidaturas fictícias de mulheres.

Palestrante: Roberta Laena


2ª Palestra: Diagnóstico das Eleições Municipais de 2020; Realidade partidária nos municípios; Filiadas fictícias; Mulheres nos diretórios partidários; Diretórios municipais.

Palestrante: Adriana Alcântara

  • AULA 3 (30 de setembro)

1ª Palestra: Distribuição das cotas – 5% do Fundo Partidário e do Fundo Eleitoral; Julgamento das ações de prestação de contas anuais.

Palestrante: Adriana Alcântara

2ª Palestra: Obstáculos à participação das mulheres na política; Por mais mulheres na política: o que fazer?

Palestrante: Roberta Laena

Perfis

  • Adriana Soares Alcântara é chefe da Seção de Gerenciamento de Dados Partidários e integrante da Comissão de Participação Feminina do TRE-CE. Mestra e doutoranda em planejamento e políticas públicas na Universidade Estadual do Ceará (UECE), membro da Associação Brasileira de Ciência Politica (ABCP), pesquisadora da UECE na linha de pesquisa "Política faccionada e atuação dos partidos políticos em âmbito subnacional".

  • Roberta Laena Costa Jucá é coordenadora da Escola Judiciária Eleitoral e integrante da Comissão de Participação Feminina do TRE-CE. Doutora em Direito pela UFRJ e pesquisadora do Laboratório de Direitos Humanos da UFRJ (Ladih). 

  • Viviane Lima Mazulo é servidora da Assessoria de Imprensa, Comunicação Social e Cerimonial e integrante das Comissões de Participação Feminina e de Cidadania, Acessibilidade e Inclusão do TRE-CE. Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Ceará.

 

#PraTodoMundoVer

Evento: Curso “Mulheres nos partidos políticos: por cotas reais”

Datas: 16, 23 e 30 de setembro

Horário: das 19 às 21h

Público-alvo: um(a) integrante dos órgãos partidários dos municípios de Aquiraz, Aracati, Cascavel, Caucaia, Chorozinho, Eusébio, Fortaleza, Fortim, Horizonte, Icapuí, Itaitinga, Pacajus, Paracuru, Paraipaba, Pindoretama, São Gonçalo do Amarante e Trairi.

Plataforma: Google Meet

Palestrantes: servidoras do TRE-CE integrantes da Comissão de Participação Feminina (CPFem)

Organização: CPFem

Inscrições: Formulário eletrônico (acesse aqui), até as 14h do dia 16/9.

Banner retangular. No plano de fundo, gravuras de mulheres de pele branca, negra, de cabelos pretos, ruivos, loiros, em plano médio, lado a lado. Em primeiro plano, na parte superior, a palavra: Curso, em caixa alta e branca, e o título: Mulheres nos partidos políticos: por cotas reais, em letras cursivas roxas. Na parte inferior do banner, à esquerda, informações sobre as datas, o horário, o público-alvo e a plataforma de transmissão; e, à direita, as logos da CPFem e do TRE-CE. 

ícone mapa

Endereço e telefones do tribunal

Rua Dr. Pontes Neto 800 - Eng. Luciano Cavalcante - Fortaleza/CE - CEP 60813-600 - Tel: (85) 3453-3500
Ícone Protocolo Administrativo

Disque Eleitor: 148

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de funcionamento:
Segunda a sexta das 8h às 14h.

Acesso rápido