TRE-CE mantém cassação por fraude na cota de gênero em Senador Pompeu

O relator é o desembargador Raimundo Nonato Silva Santos

TRE-CE pleno  21/10/2021

Na sessão de julgamento desta sexta-feira, 22/10, o Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE), presidido pelo desembargador Inacio de Alencar Cortez Neto, manteve a cassação dos diplomas de candidatas e candidatos por fraude ao percentual de cota de gênero nas Eleições 2020, do Partido Trabalhista Cristão (PTC) de Senador Pompeu. O voto do relator, o desembargador Raimundo Nonato Silva Santos, foi acompanhado por todos os membros do Pleno.

O Partido Trabalhista Cristão - PTC apresentou "candidaturas laranja”, para atender ao número mínimo de candidaturas femininas exigidas pela legislação eleitoral, valendo-se dos nomes de Ana Raquel Facundo Linhares, Antônia Victoria do Ó Barreto e Liliane do Nascimento da Silva, posto não terem concorrido de fato nas Eleições de 2020.

"Observa-se que nenhuma delas realizou postagens em suas redes sociais, apresentando-se como candidata e/ou pedindo o apoio dos eleitores, além do que, em pesquisa ao Sistema de Apuração de votos deste Regional, vê-se que as três obtiveram zero voto, salientando que elas próprias sequer sufragaram o direito ao voto em si mesmas", concluiu o relator.

Além da cassação dos diplomas das candidatas já mencionadas e dos candidatos Lourival Barreto Braga Júnior e José Roberto Magalhães Saraiva, foi aplicada a sanção de inelegibilidade de 8 anos, a contar da data do pleito de 2020.

Ainda cabe recurso ao TRE e ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

 

#PraTodoMundoVer

Foto da Sala de Sessões do TRE-CE feita a partir da diagonal traseira, entre a plateia. Na metade inferior da imagem, estão as cadeiras do auditório, em que ficam sentadas as pessoas que assistem à sessão. Ao centro, ao fundo, os julgadores. Na bancada principal da sala, estão o procurador regional eleitoral, o presidente do TRE e o diretor-geral. A sala é predominantemente cinza e bege. Há duas telas de TV mostrando sala de reunião virtual.

ícone mapa

Endereço e telefones do tribunal

Rua Dr. Pontes Neto 800 - Eng. Luciano Cavalcante - Fortaleza/CE - CEP 60813-600 - Tel: (85) 3453-3500
Ícone Protocolo Administrativo

Disque Eleitor: 148

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de funcionamento:
Segunda a sexta das 8h às 14h.

Acesso rápido