TRE-CE empossa o juiz Raimundo Deusdeth como juiz titular

A solenidade ocorreu nesta quarta-feira, 20/10, na modalidade híbrida, transmitida ao vivo pelo Canal do TRE-CE no YouTube

Descrição da imagem após o texto da notícia

Na manhã desta quarta-feira, 20/10, o presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE), desembargador Inacio de Alencar Cortez Neto, empossou o juiz Raimundo Deusdeth Rodrigues Júnior no cargo de juiz titular na Corte do TRE-CE. O magistrado ocupa a vaga do juiz Roberto Viana Diniz de Freitas, que concluiu o biênio no dia 15 de outubro de 2021.

A solenidade ocorreu na modalidade híbrida, transmitida ao vivo pelo Canal do TRE-CE no YouTube, e contou com a presença do vice-presidente do TRE-CE e corregedor regional eleitoral, desembargador Raimundo Nonato Silva Santos; dos(as) membros(as) do Pleno: juiz Roberto Soares Bulcão Coutinho; juiz David Sombra Peixoto; juíza Kamile Moreira Castro, de modo remoto; juiz George Marmelstein Lima; do procurador regional eleitoral, Samuel Miranda Arruda; e do diretor-geral, Hugo Pereira Filho.

Compuseram a mesa de honra virtual, o procurador-geral do Estado, Juvêncio Vasconcelos Viana, representando o governador do Estado do Ceará; a presidente do Tribunal de Justiça do Ceará, desembargadora Maria Nailde Pinheiro;  o prefeito de Fortaleza, José Sarto Nogueira; o reitor da Universidade Federal do Ceará (UFC), professor José Cândido Lustosa; o presidente da Câmara Municipal de Fortaleza, vereador Antônio Henrique da Silva; a procuradora da República e mãe do empossando Nilce Cunha Rodrigues, representando o procurador-chefe do Ministério Público Federal no Ceará; o major Isaac Abrahão de Oliveira, representando o comandante-geral da 10ª Região Militar; o diretor do foro da Justiça Federal no Ceará, juiz Alcides Saldanha Lima; a subdefensora pública-geral do Estado do Ceará, Sâmia Costa Farias Maia; o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil-Secção Ceará, José Erinaldo Dantas.

Participaram, ainda, da cerimônia: o diretor da Escola Judiciária Eleitoral do Ceará, desembargador Francisco Gladson Pontes; o presidente da Comissão Permanente de Segurança do TRE-CE, desembargador Emanoel Leite Albuquerque; os juízes suplentes: Francisco Érico Carvalho, Rogério Feitosa Carvalho e Leonardo Resende Martins; o diretor do Fórum Eleitoral Desembargador Péricles Ribeiro, juiz José Cavalcanti Júnior; e a diretora do Fórum Clóvis Beviláqua e esposa do empossando, juíza Ana Cristina de Pontes Lima Esmeraldo.

Acompanharam, presencialmente, os familiares do empossando e, remotamente, desembargadoras(es) de justiça; desembargadoras(es) federais; juízas(es) federais e estaduais; representantes do Ministério Público e da OAB; amigas(os) do empossando e servidoras(es) da Justiça Eleitoral.

Cerimônia

O presidente do TRE-CE, desembargador Inacio Cortez, após declarar aberta a sessão de posse, concedeu a palavra ao juiz Raimundo Deusdeth que prestou seu compromisso de posse perante a Corte do Tribunal. Na sequência, o diretor-geral Hugo Pereira realizou a leitura do Termo de Posse.

Representando o TRE-CE, o vice-presidente e corregedor regional eleitoral, desembargador Raimundo Nonato, saudou o empossando. O vice-presidente ressaltou que "o currículo e a biografia deste experiente magistrado falam por si só", destacando sua "notável trajetória na magistratura cearense, função a que se dedica há mais de 25 anos".

"Desde o ano passado, esta Corte tem tido o privilégio de já contar com os seus brilhantes préstimos na condição de membro suplente deste Plenário, função esta que o senhor desempenhou com muita desenvoltura e profissionalismo. Não tenho dúvidas de que a promoção do senhor à condição de membro titular agregará muito valor à Corte pela sua notória experiência, capacidade de gestão, rigor técnico e versatilidade funcional", frisou.

Para o desembargador, "todos esses atributos serão de inestimável valor no momento em que a Justiça Eleitoral se prepara para enfrentar o que talvez seja seu maior desafio nos últimos tempos: as eleições gerais de 2022".

Em seguida, o juiz Raimundo Deusdeth manifestou seus cumprimentos ao presidente do TRE-CE, desembargador Inacio Cortez, aos(às) integrantes da Corte e às autoridades presentes na mesa virtual de honra.

O magistrado iniciou seu discurso, citando um trecho do livro O Encontro Marcado, do escritor Fernando Sabino: "De tudo, ficaram três coisas: a certeza de que ele estava sempre começando; a certeza de que era preciso continuar e a certeza de que seria interrompido antes de terminar. Fazer da interrupção um caminho novo. Fazer da queda, um passo de dança; do medo, uma escada; do sono, uma ponte; da procura, um encontro". Segundo o empossando, o trecho "bem traduz este momento de recomeço nesta Corte Eleitoral".

O magistrado destacou, ainda, o maior desafio da Justiça Eleitoral de "levar a bom termo as eleições com as feições singulares que se avizinham". "Aos que desenham cenários assustadores para a disputa eleitoral do próximo ano, ofereço a minha visão confiante e otimista, que se renova na certeza de que o Tribunal Regional Eleitoral do Ceará, tanto por seus membros julgadores, quanto por seus qualificados servidores, estará preparado para encarar todos esses desafios e saberá usar as forças institucionais e republicanas para enfrentar qualquer situação", ressaltou.

Concluindo a cerimônia, o presidente do tribunal, desembargador Inacio Cortez, agradeceu a presença das autoridades que compuseram a mesa virtual de honra e a todas e todos que acompanharam a sessão solene de posse pelo Youtube.

Para assistir à solenidade, acesse o Canal do TRE-CE no YouTube. 

Perfil

O juiz Raimundo Deusdeth Rodrigues Júnior nasceu em Belém do Pará. É filho do senhor Raimundo Deusdeth Rodrigues e da senhora Nilce Cunha Rodrigues. É casado com Ana Cristina de Pontes Lima Esmeraldo. Tem três filhas: Thaís, Sarah e Letícia e um filho, Diogo. E é irmão de Nelma Cristina Rodrigues.

O juiz Raimundo Deusdeth Rodrigues Júnior exerce a titularidade da 2ª vara da Infância e da Juventude da Comarca de Fortaleza.

Graduou-se em Direito, pela Universidade Federal do Ceará (UFC), em 1990, com curso de Especialização pela mesma Universidade e Curso de Aperfeiçoamento em Administração Judiciária, pela Escola Superior da Magistratura (ESMEC), credenciado pela Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (ENFAM).

Magistrado do Estado do Ceará, desde 1994, Raimundo Deusdeth atuou como juiz titular nas Comarcas de Mucambo, Pedra Branca, Barbalha e Aracati, até ser promovido, no ano de 2009, para Fortaleza. Desde maio de 2017, é titular da 2ª Vara da Infância e da Juventude da Comarca de Fortaleza.

Atualmente, o magistrado acumula as funções jurisdicionais junto à 2ª Vara da Infância e Juventude com a função demembro julgador titular da Comissão Estadual Judiciária de Adoção Internacional do Ceará. Exerce tambématividades na condição de membro do Grupo de Trabalho Instituído para Implementar o Depoimento Especial no âmbito do Poder Judiciário do Estado do Ceará.

É membro da Comissão Intersetorial do Sistema de Atendimento Socioeducativo e do Conselho Gestor do Programa de Proteção a Crianças e Adolescentes Ameaçados de Morte.

Exerce a jurisdição eleitoral, como membro suplente do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará, na classe de juiz de Direito.

#PraTodosVerem 

Fotografia retangular de parte dos membros do Pleno, em que eles estão lado a lado. Da esquerda para a direita: o procurador regional eleitoral Samuel Miranda; o juiz George Marmelstein; o juiz empossado Raimundo Deusdeth; o presidente do TRE-CE, desembargador Inacio Cortez; o vice-presidente, desembargador Raimundo Nonato; os juízes David Sombra e Roberto Soares Bulcão e o diretor-geral Hugo Pereira. Eles usam máscaras e togas.

ícone mapa

Endereço e telefones do tribunal

Rua Dr. Pontes Neto 800 - Eng. Luciano Cavalcante - Fortaleza/CE - CEP 60813-600 - Tel: (85) 3453-3500
Ícone Protocolo Administrativo

Disque Eleitor: 148

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de funcionamento:
Segunda a sexta das 8h às 14h.

Acesso rápido