Corte do TRE homenageia o juiz Roberto Viana

A trajetória do magistrado na Corte teve início em 2014

Foto dos membros do Pleno na despedida do juiz Roberto Viana. Descrição da imagem no final da no...

O juiz Roberto Viana Diniz de Freitas foi homenageado pela Corte do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE), na sessão desta quinta-feira, 14/10, em sua despedida do Regional. Ele exerceu o cargo de juiz titular da Corte, na categoria juiz de Direito, desde 16 de outubro de de 2019. A trajetória do magistrado na Corte teve início em 2014.

Na ocasião, o presidente do TRE-CE, desembargador Inacio de Alencar Cortez Neto, e o vice-presidente e corregedor regional eleitoral, desembargador Raimundo Nonato Silva Santos, além dos demais membros do Pleno, enalteceram as qualidades do juiz Roberto Viana Diniz de Freitas.

Homenagens

Na sessão, o desembargador Inacio Cortez entregou um cartão simbólico em homenagem ao magistrado pelos serviços prestados à Justiça Eleitoral, parabenizando-o pela carreira brilhante. E frisou: "Sempre admirei o caráter e a dignidade do juiz Roberto Viana. Fico triste com sua saída, mas também alegre pela chegada do juiz Deusdeth". 

O desembargador Raimundo Nonato parabenizou o juiz Roberto Viana e destacou o conhecimento técnico-jurídico do magistrado e o seu compromisso com a Justiça Eleitoral. "Estamos com ele nas futuras missões", pontuou.

Os demais membros da Corte também fizeram questão de falar da convivência que tiveram com o juiz Roberto Viana, que também exerceu o cargo de diretor da Escola Judiciária Eleitoral do Tribunal. O juiz Raimundo Deusdeth Rodrigues salientou: "ele é um juiz irretocável, um colega admirável. É uma responsabilidade estar substituindo você aqui. Desejo parabéns pelo seu trabalho no TRE-CE".

O juiz David Sombra Peixoto destacou a competência do magistrado e afirmou: "Nunca conheci ninguém como o juiz Roberto Viana. É impressionante como ele é respeitado na Corte, por sua dedicação". E finalizou: "O senhor escreveu seu nome na história do Tribunal". A juíza Kamile Moreira Castro, o juiz Leonardo Resende, o juiz Érico Carvalho e o procurador regional eleitoral Edmac Lima Trigueiro também teceram homenagens ao juiz Roberto Viana e desejaram sucesso na nova caminhada. 

Após as homenagens, o juiz Roberto Viana fez seu pronunciamento de agradecimento aos pares da Corte, às(aos) juízas e juízes suplentes, às(aos) representantes do Ministério Público Federal, às(aos) advogadas e advogados e às(aos) servidoras e servidores do Regional.

O magistrado pontuou: "nenhuma pessoa é uma ilha. A nossa existência somente tem algum sentido se for uma existência em relação". Ele também evidenciou os mais de sete anos em que atuou na Justiça Eleitoral do Ceará, como juiz titular e juiz suplente: "Anos de constantes aprendizados".

O juiz enfatizou, ainda, seu trabalho à frente da Escola Judiciária Eleitoral e como redator da Revista Suffragium.

Novo juiz

O juiz Raimundo Deusdeth Rodrigues substituirá o juiz Roberto Viana Diniz de Freitas, na Corte do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará, na classe de juiz de Direito, para o biênio 2021/2023. Ele tomará posse no dia 20/10, às 8h30, em sessão solene híbrida.

O magistrado, titular da 2ª Vara da Infância e da Juventude de Fortaleza, foi escolhido, com 25 votos, pelo Pleno do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), para membro efetivo do TRE-CE. A escolha ocorreu durante a sessão do dia 5 de agosto de 2021, conduzida pela chefe do Judiciário cearense, desembargadora Maria Nailde Pinheiro Nogueira, e contou com a votação de 41 desembargadores.

 

#PraTodoMundoVer

Foto dos membros do Pleno na despedida do juiz Roberto Viana. Na imagem, em pé em frente à bancada da sala de sessões do Pleno do TRE-CE, da esquerda para direita: o procurador regional eleitoral, Edmac Lima Trigueiro, o juiz  Érico Carvalho, o juiz Raimundo Deusdeth Rodrigues, o juiz Roberto Viana, o desembargador Inacio Cortez, a juíza Kamile Castro, o juiz David Sombra Peixoto e o juiz Leonardo Resende.

icone mapa

Endereço e telefones do tribunal

Rua Dr. Pontes Neto 800 - Eng. Luciano Cavalcante - Fortaleza/CE - CEP 60813-600 - Tel: (85) 3453-3500
Icone Protocolo Administrativo

Disque Eleitor: 148

Icone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de funcionamento:
Segunda a sexta das 8h às 14h.

Acesso rápido