VÍDEO: A construção da nova sede do TRE-CE e da democracia

A cada passo do processo, a gente cresce também, como partes essenciais

TRE-CE fachada nova sede pele de vidro

Estamos sempre em processo de construção como sociedade e na busca pela consolidação da nossa democracia.

Por isso, neste vídeo, a gente compartilha um pouco do processo de construção que o TRE-CE está passando com a nova sede.

A cada passo do processo, a gente vai crescendo também, como partes essenciais dessa construção.

Créditos do Vídeo

- Imagens/filmagens: Rafael Pordeus Bezerra Furtado e Maria Maryane Lima Parente
- Edição: Thiago Giovanny Lopes Silva
- Texto e locução: David Fernandes Luna
- Produção: Maryane Parente

Assista no YouTube!

A nova sede do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará

por Ivo Almino, chefe da Seção de Arquitetura e Engenharia (SAREN)

A construção da nova sede do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará está na fase de acabamento e instalações. Estão sendo executados, entre outros, serviços relacionados a acabamentos finais, instalações elétricas, de automação e climatização.

A nova sede do TRE-CE está sendo construída em terreno da União, de 39.860 m², no bairro Luciano Cavalcante. A área construída é de 29.506 m², assim distribuída: Edifício Administrativo (9.998 m²); Bloco de Eventos (1.503 m²); Bloco de Depósitos (8.783 m²); Subsolo (8.732 m²); e Anexos (490 m²). Terá ainda estacionamento para 594 vagas de carros, espaço reservado para bicicletário e um parque com uma grande área verde que ficará disponível aos moradores das comunidades vizinhas.

No piso térreo, teremos a portaria/segurança, o auditório e as salas multiuso, bem como os locais destinados ao restaurante, ao serviço médico, ao centro de memória e à biblioteca. Nos pisos superiores, serão as salas das coordenadorias, seções, gabinetes e Plenário. Na área de depósitos, serão instalados almoxarifado, depósitos para equipamentos e urnas.

O projeto conta ainda com vários quesitos de sustentabilidade. Um deles se refere a eficiência energética por soluções adotadas na fachada e cobertas do prédio. Os painéis de fachada formados por vidros laminados refletivos de controle solar, que apresentam alto desempenho térmico, os painéis de alumínio composto nas fachadas leste e oeste, a presença de brises e o uso de telhas termoacústicas contribuíram para a eficiência energética do edifício. Estudos realizados pelo Laboratório de Eficiência Energética e Conforto Ambiental (LEECA) da Universidade Federal do Ceará (UFC), por meio de convênio durante a fase de projeto, indicaram que os resultados obtidos apresentam previsão de folga em relação às exigências para obtenção do nível A de eficiência do Selo PBE EDIFICA do INMETRO.

Outra medida tomada, envolve o uso de lâmpadas LED. A edificação será contemplada com 7.386 lâmpadas de LED distribuídas nos blocos de administração, eventos e depósitos, o que representará uma potência instalada total de 83.696 Watts, que em comparação com a mesma quantidade de lâmpadas fluorescentes, de capacidade instalada de 168.238 Watts, refletirá numa economia em torno de 50,25% no consumo de energia elétrica na iluminação interna desses prédios.

Ainda como elemento de sustentabilidade, o edifício contará com lixeira seletiva com área construída de 43,6m², que se encontra localizada próxima às docas do depósito de urnas, permitindo a aproximação de veículos para coleta. A Lixeira Seletiva possui compartimentação de espaços destinados a triagem do lixo, conforme a classificação: orgânico, vidro, metal, papel e plástico, para posterior envio a central de reciclagem.

A previsão do término é para este ano (2021). O prédio da nova Sede é um projeto da Architectus S/S – EPP, cujo contrato foi assinado em dezembro de 2011 e teve iniciada sua obra iniciada em outubro de 2013.

 

#PraTodosVerem: Fachada do bloco administrativo da nova sede do TRE, que tem quatro andares e é apoiado em colunas. Em destaque a pele de vidro que reflete a luz e mostra a beleza da obra.

ícone mapa

Endereço e telefones do tribunal

Rua Dr. Pontes Neto 800 - Eng. Luciano Cavalcante - Fortaleza/CE - CEP 60813-600 - Tel: (85) 3453-3500
Ícone Protocolo Administrativo

Disque Eleitor: 148

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de funcionamento:
Segunda a sexta das 8h às 14h.

Acesso rápido