TRE-CE marca eleições suplementares de Missão Velha e de Pedra Branca

As eleições suplementares serão realizadas no dia 1º de agosto de 2021; Martinópole também voltará às urnas nessa data

Banner com fundo cinza. No canto superior esquerdo, logo do TRE-CE. Abaixo, TRE-CE marca eleiçõe...

O Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE), presidido pelo desembargador Haroldo Correia de Oliveira Máximo, em sessão virtual, realizada nesta sexta-feira, 21/5, aprovou as Resoluções nºs  817/2021 e 819/2021, que estabelecem o dia 1º de agosto de 2021 para realização das eleições suplementares para os cargos de prefeito(a) e vice dos municípios de Missão Velha e de Pedra Branca, respectivamente, e disciplina os atos para a realização do pleito. As prestações de contas das campanhas eleitorais estão disciplinadas nas Resoluções nºs 818/2021 e 820/2021, que também foram aprovadas pelos(as) juízes(as) da Corte do TRE.

Os relatores dos processos no TRE-CE, os juízes Roberto Viana Diniz (Missão Velha) e David Sombra Peixoto (Pedra Branca), votaram pela aprovação, e, por unanimidade, foram acompanhados pelos(as) membros(as) do Pleno.

Histórico

Missão Velha

O registro de candidatura de Washington Luiz Macedo Fechin, mais votado na disputa para prefeito do município de Missão Velha, foi indeferido pelo juízo da 16ª Zona Eleitoral. A decisão foi mantida pelo TRE-CE. Em recurso ao TSE, foi negado, monocraticamente, pelo ministro Edson Fachin, o seguimento e, em seguida, determinada a realização de novas eleições. Interposto agravo interno pelo candidato, o recurso ainda não foi apreciado pela Corte.

Pedra Branca

No município de Pedra Branca, Antônio Pedro Gois Monteiro Mendes teve o registro de candidatura indeferido, na 59ª Zona. O TRE-CE manteve o indeferimento do registro. Em decisão monocrática, o ministro do TSE Luis Felipe Salomão negou o seguimento ao recurso e manteve o indeferimento do registro. Após interposição de agravo regimental, o candidato apresentou desistência do agravo regimental, homologada pelo relator em 28/04/2021.

Suplementares

Os(as) eleitores(as) do município cearense de Martinópole também voltarão às urnas no dia 1º de agosto de 2021. O candidato mais votado teve problemas com o registro de candidaturas e não chegou a assumir o mandato, da mesma forma que ocorreu em Pedra Branca e Missão Velha.

Entenda o caso

Na sessão de julgamentos do dia 23/2, o Tribunal Superior Eleitoral decidiu manter o indeferimento do registro de candidatura de James Martins Pereira Barros ao cargo de prefeito de Martinópole nas Eleições de 2020. Na decisão, os ministros entenderam que o prefeito eleito estava inelegível para concorrer ao pleito por ter sido demitido por abandono do cargo de professor da rede municipal de ensino, conforme art. 1º, I, o, da LC nº 64/90.

 

#PraTodosVerem

Banner com fundo cinza. No canto superior esquerdo, logo do TRE-CE. Abaixo, TRE-CE marca eleições suplementares, em cinza; e Missão Velha e Pedra Branca, verde. No lado direito do banner, uma linha pontilhada circular verde contorna a imagem do teclado da urna eletrônica. As teclas são, em sua maioria, pretas. Da esquerda para direita - tecla do voto branco, corrige (laranja) e confirma (verde).

ícone mapa

Endereço e telefones do tribunal

Rua Dr. Pontes Neto 800 - Eng. Luciano Cavalcante - Fortaleza/CE - CEP 60813-600 - Tel: (85) 3453-3500
Ícone Protocolo Administrativo

Disque Eleitor: 148

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de funcionamento:
Segunda a sexta das 8h às 14h.

Acesso rápido