Colégio de Ouvidores da Justiça Eleitoral promove oficina de Linguagem Cidadã

As inscrições abertas para a oficina que acontecerá no dia 16 de junho às 17h30, pela plataforma Google Meet

Imagem de fundo azul com o rosto de várias pessoas. No centro, uma foto em preto e branco de um ...

O Colégio de Ouvidores da Justiça Eleitoral (COJE) promove, no dia 16 de junho, às 17h30, uma oficina sobre Linguagem Cidadã.  As inscrições para o evento, que será realizado on-line, pela plataforma Google Meet, já estão abertas. A capacitação, com duração de uma hora, vai apresentar técnicas para tornar mais simples e inclusiva a linguagem utilizada na comunicação institucional e no atendimento ao público.

Clique aqui para se inscrever

A oficina contará com a presença do presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), desembargador Tito Campos de Paula.  A juíza titular do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) e presidente do COJE, Dra. Kamile Castro, será a anfitriã.

O treinamento é voltado para ouvidoras, ouvidores, servidoras e servidores de ouvidorias públicas. O conteúdo será apresentado pela Comunicação Social do TRE-PR, cujo juiz membro da Corte e ouvidor, Dr. Thiago Paiva dos Santos, é vice-presidente do COJE.

A apresentação será realizada pela jornalista e servidora da Justiça Eleitoral Melissa Diniz Medroni, que é pós-graduada em Leitura de Múltiplas Linguagens e trabalhou na compilação da Cartilha de Linguagem Cidadã lançada pelo TRE-PR em abril deste ano.

Conteúdo

O objetivo da oficina é instrumentalizar autoridades, servidoras e servidores para atender aos normativos em vigor no Brasil. A Resolução CNJ n º 376/2021 instituiu o emprego da flexão de gênero para nomear profissão ou demais designações na comunicação social e institucional do Poder Judiciário. A Lei n° 12.527/2011 (Lei de Acesso à Informação), em seu art. 5º, prevê o direito de acesso à informação de forma transparente, clara e em linguagem de fácil compreensão. Já a Lei nº 13.709/2018 (Lei Geral de Proteção de Dados) garante, aos titulares, exatidão e clareza no tratamento de dados pessoais, conforme art. 6º, incisos V e VI.

SERVIÇO

Oficina de Linguagem Cidadã
Realização: Colégio de Ouvidores da Justiça Eleitoral (COJE)
Data: 16 de junho
Horário: 17h30
Link para inscrição: https://www.sympla.com.br/linguagem-cidada-o-acesso-a-informacao-de-forma-transparente-clara-e-de-facil-compreensao__1243931
O link para assistir a oficina pelo Google Meet será enviado para o e-mail indicado no ato da inscrição. É necessária inscrição prévia para recebimento de certificado.

 

texto e imagem: TRE-PR

 

#PraTodosVerem

Imagem montada com o título destacado em letras pretas em tarja amarela diz: Linguagem Cidadã Oficina. Ao centro, a imagem em preto e branco de um senhor de máscara branca. Ao fundo, sob um filtro de imagem azul, fotos de pessoas olhando para a câmera, entre elas, uma pessoa trans, um senhor de bigode e chapéu, indígena e duas mulheres sorrindo abraçadas.

icone mapa

Endereço e telefones do tribunal

Rua Dr. Pontes Neto 800 - Eng. Luciano Cavalcante - Fortaleza/CE - CEP 60813-600 - Tel: (85) 3453-3500
Icone Protocolo Administrativo

Disque Eleitor: 148

Icone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de funcionamento:
Segunda a sexta das 8h às 14h.

Acesso rápido