Série "Vamos falar sobre..." homenageia os intérpretes de Libras

Confira o vídeo produzido com os depoimentos dos(as) intérpretes, no Canal do TRE Ceará no Youtube

Imagem Ascom TRE-CE. Descrição no texto

Nessa segunda-feira, 26/7, a Assessoria de Imprensa, Comunicação Social e Cerimonial (ASCOM), em parceria com a Comissão Permanente de Cidadania, Acessibilidade e Inclusão (CPCAI), publica a segunda matéria da série “Vamos falar sobre...” em homenagem aos(às) interpretes de Libras, que são responsáveis por estabelecer a intermediação na comunicação entre as pessoas surdas, que usam a Língua Brasileira de Sinais (Libras), e ouvintes e vice-versa. 

A data, 26/7, prevista em Lei Estadual de Santa Catarina, foi difundida no território nacional como data comemorativa para essa atividade. No entanto, a Federação Brasileira das Associações dos Profissionais Tradutores e Intérpretes e Guia-intérpretes de Língua de Sinais (Febrapils) reconhece o Dia Internacional dos tradutores e intérpretes, em 30 de setembro, por alusão ao padroeiro da profissão, São Jerônimo.

Como forma de reconhecer e homenagear esses(as) profissionais, foram convidados(as), para comentar sobre suas experiências e a importância da atividade para inclusão da comunidade surda, intérpretes de Libras que atuaram, como voluntários, nas Eleições 2020, bem como intérpretes do Instituto Cearense de Educação de Surdos (ICES), instituição parceira do TRE-CE em diversas ações de acessibilidade.

Confira o vídeo produzido com os depoimentos dos(as) intérpretes, no Canal do TRE Ceará no Youtube.

Intérprete de Libras

O intérprete de Libras promove a inclusão da comunidade surda ao auxiliá-la na comunicação com as pessoas ouvintes por meio da língua de sinais. Essa profissão, regulamentada pela Lei nº 12.319 de 1/9/2010, exige, além de cursos na área, que os(as) profissionais exerçam sua atividade com rigor técnico, zelando pelos valores éticos, pelo respeito ao ser humano e à cultura do(a) surdo(a).

Segundo o normativo, ele(a) deve prezar pela honestidade e discrição, protegendo o direito de sigilo da informação recebida; atuar de forma livre de preconceito de origem, raça, credo religioso, idade, sexo ou orientação sexual ou gênero; zelar pelo conhecimento das especificidades da comunidade surda, dentre outras exigências.

Sobre a atividade, o intérprete do ICES Matheus Lira afirmou: "Já estamos presentes na televisão, campanhas públicas e também campanhas políticas, na área escolar, na área esportiva, também eventos musicais e eventos de dança. Com o tempo iremos ganhar outros novos campos de atuação, assim, deixando os espaços mais acessíveis, como também valorizando cada vez mais o nosso trabalho." 

Para Cassio Herbert, intérprete do ICES, o profissional quebra a barreira da comunicação entre a pessoa surda e a pessoa ouvinte. Ele destaca que a atividade permite a interação entre culturas: “Quando a gente faz esse trabalho, estamos ajudando e abrindo caminhos para que culturas possam ser aprendidas, e que novos lugares e novos espaços possam ser aproveitados”.

Outro importante ponto destacado pelos(as) intérpretes em seus depoimentos foi no sentido de que os(as) ouvintes busquem aprender a se comunicar por meio da Língua de Sinais. Cassio Herbert frisou, dentre as razões para que os(as) ouvintes aprendam Libras, é que a inclusão objetiva evitar que uma pessoa seja excluída de um determinado lugar ou determinado espaço por questões de deficiência, sendo importante a sensibilização de todos(as) para uma inclusão real. 

Intérprete de Libras Voluntário” nas Eleições

Nas eleições, o Tribunal Regional Eleitoral do Ceará realiza, com a contribuição de intérpretes de Libras, a remoção de barreiras de comunicação e na condução do pleno exercício da cidadania aos (às) eleitores(as) com deficiência auditiva. A campanha "Intérprete de Libras Voluntário" foi iniciada no pleito de 2018, em um   projeto-piloto, que contou com a participação de 34 voluntários. Nas Eleições de 2020, foram 44 intérpretes inscritos(as).

Os(As) voluntários(as) com conhecimento em Libras orientaram o eleitorado com alguma dificuldade de audição sobre a localização de sua seção eleitoral e esclareceram outras dúvidas. Para Francisco Cladimir Oliveira, intérprete de Libras que atuou nas Eleições de 2020 em Sobral, foi uma experiência gratificante “acolher cada surdo na sua própria língua, na sua língua materna, que é a libras, e de poder orientar durante todo o processo de votação”. Ele destacou a importância do projeto para os surdos e parabenizou o Regional pela iniciativa.

A intérprete Bruna Martins, que trabalha no ICES e atuou como voluntária nas Eleições 2020 em Fortaleza, destacou que a experiência foi nova e relevante. Ela afirmou: "Um tradutor intérprete nesses locais de votação é bastante importante, porque somos nós que conseguimos promover a acessibilidade para os surdos, conseguindo que eles tenham entendimento, clareza e comunicação." 

Vamos falar sobre... 

A campanha tem como enfoque abordar mensalmente conteúdos e informações sobre cidadania, acessibilidade e inclusão, nas plataformas digitais do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE).

A cada publicação, serão divulgadas notícias sobre temas, curiosidades que permeiam o universo do Tribunal, bem como vídeos com pessoas que contribuem com as ações implementadas pelo Programa de Acessibilidade da Justiça Eleitoral do Ceará. Assuntos como capacitismo, Língua Brasileira de Sinais, igualdade de gênero, desenvolvimento sustentável serão apresentados de forma empática e atrativa nas postagens. 

 

Fontes: Febrapils, Lei nº 12.319 

 

#PraTodoMundoVer

Banner na horizontal com fundo branco. No lado esquerdo, a logo do TRE na cor azul e, sobre um marcador azul, "Vamos falar sobre... ", em letras brancas. Abaixo, Intérpretes de Libras, em letras azuis. No lado esquerdo, o desenho com fundo azul e duas mãos fazem o sinal de Libras na língua de sinais. 

ícone mapa

Endereço e telefones do tribunal

Rua Dr. Pontes Neto 800 - Eng. Luciano Cavalcante - Fortaleza/CE - CEP 60813-600 - Tel: (85) 3453-3500
Ícone Protocolo Administrativo

Disque Eleitor: 148

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de funcionamento:
Segunda a sexta das 8h às 14h.

Acesso rápido