Atuação de mesário do TRE-CE é notícia na série do TSE

A notícia faz parte da série “Nós somos a Justiça Eleitoral”, que visa apresentar aos brasileiros um pouco sobre a Justiça Eleitoral e seu papel no fortalecimento da democracia brasileira

Atuação de mesário do TRE-CE é notícia na série do TSE

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) publicou em seu portal, na última segunda-feira,15/2, a matéria "Mesário voluntário, Carlos Careca recebe eleitores com tapete vermelho na seção". A publicação conta sobre a atuação receptiva e compromissada do mesário do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE), Carlos Careca, como presidente de mesa. 

A notícia faz parte da série “Nós somos a Justiça Eleitoral”, que visa apresentar aos brasileiros, por meio das histórias de vida de servidores e colaboradores, um pouco sobre a Justiça Eleitoral e seu papel no fortalecimento da democracia brasileira. 

Mesário voluntário, Carlos Careca recebe eleitores com tapete vermelho na seção

A cada eleição a história se repete na Seção 285, na Escola São Rafael, da 3ª Zona Eleitoral, na Praia de Iracema, em Fortaleza (CE). Um tapete vermelho dá as boas-vindas aos eleitores. A iniciativa, que começou há mais de 20 anos, é do taxista e presidente de mesa Francisco Carlos da Silva, mais conhecido como Carlos Careca.

Mesário voluntário da Justiça Eleitoral no Ceará, Carlos prepara, além do tapete vermelho, o já famoso Café da Manhã Cidadão, tradicional recepção aos eleitores da seção.

Veja o depoimento de Carlos Careca

No dia da eleição, Carlos chega cedo para receber o material dos mesários e, com uma cópia ampliada do título de eleitor pendurada no pescoço, organiza tudo com carinho. Tudo, leia-se: o tapete, o café e a decoração da sala, composta por imagens e cartazes que promovam a conscientização dos eleitores. Em 2020, por exemplo, ele preparou um grande painel colorido, que foi colocado ao ar livre, no pátio da escola.

Essa e outras peças expostas no local apresentaram temas relevantes, como violência contra as mulheres, violência doméstica infantil, racismo, homofobia, transfobia, xenofobia, e a campanha Novembro Azul, sobre prevenção e diagnóstico precoce do câncer de próstata.

Nascido em Fortaleza, filho adotivo de Dona Isaura, Carlos aprendeu com ela sobre a importância do voto e o papel do eleitor. “Ela me ensinou o poder da Democracia. Quando me voluntariei a ser mesário, quis fazer diferente. Quis mostrar para o eleitor que ele é o que há de mais importante no processo eleitoral. É responsável por mudar os rumos da nossa Nação e das pessoas que vivem no nosso país”, afirma.

Gratidão

É com saudade, amor e muita gratidão que ele fala da mãe, já falecida. “Minha mãe entrou no Mobral, programa destinado à educação de adultos antigamente, para aprender, estimulada por mim. Estudávamos em casa juntos. Fui paraninfo da turma dela. Minha mãe biológica me deixou em ótimas mãos, e é com esse sentimento que parto agora numa busca para reencontrá-la um dia, e agradecer por isso, sem julgamentos”, diz ele, emocionado.

Carlos conta ainda que na sua seção vem desde surfista que pega onda cedinho na Praia de Iracema e chega com a sua prancha, ao vigia que trabalhou a noite toda. Depois de votar, todos participam do Café do Cidadão, que em 2020 não foi oferecido, devido à pandemia de Covid-19. “Tratamos os eleitores com respeito, dignidade, gentileza, generosidade, empatia, acolhimento e simpatia. Sempre com atitudes positivas. Quem vem justificar também é bem recebido. Na minha seção, criança não atrapalha voto. Criança aprende o que é Democracia e é bem recebida”, destaca Carlos, que faz, ele mesmo, alguns brinquedos sustentáveis para as crianças que acompanham os pais.

O mesário mais famoso do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) destaca que sempre recebeu apoio e estímulo do regional pelo trabalho que executa no dia da votação. “Juntos, fazemos uma corrente do bem. Acredito no amor ao próximo. Só nós temos condições de mudar o mundo, e eu tento fazer a minha parte”, diz Carlos, que atua também como ativista ambiental e artista plástico.

Casado há 35 anos com Elenice, pai de Yurė (19), Nicole (32), Caroline (30) e Natália (35), Carlos ressalta que é contra a polarização política e se declara fã da urna eletrônica.

“Acho que podemos pensar diferente e ainda assim conviver bem. Votar é o maior recado de civilidade da cidadania. Sou superdefensor da urna eletrônica. Com a emissão da zerésima, sabemos exatamente quantos votos havia na urna no início da votação, ou seja, nenhum, e quantos têm no momento da finalização da votação, com a impressão do Boletim de Urna. É tudo muito claro e simples”, explica.

Segundo a coordenadora de eleições do TRE-CE, Edna Sabóia, a Eleição de 2020 foi, sem dúvidas, a mais desafiadora. "Uma eleição em meio a uma pandemia, com muitas mudanças seja nos treinamentos, seja no layout e novos cuidados dentro da seção. E o mesário, nosso parceiro, foi de fundamental importância para que tudo desse certo. E o Careca, voluntário, compromissado, vestiu mais uma vez a camisa da Justiça Eleitoral e nem a máscara foi capaz de tirar o sorriso do seu rosto, de tirar a alegria de participar desse  trabalho tão importante para a democracia do País”, destacou ela.

Nós somos a Justiça Eleitoral

A série terá publicações diárias durante o mês de fevereiro, em que se comemora o aniversário de 89 anos de criação da Justiça Eleitoral. 

Serão publicadas 28 matérias especiais, sendo uma por cada regional e uma do TSE. Segundo o Tribunal Superior, "o intuito é que os milhares de servidores e colaboradores espalhados pelo país se sintam homenageados e representados por cada história".

Abaixo, estão reunidas as matérias da série "Nós somos a Justiça Eleitoral", publicadas até o momento:

TRE do Mato Grosso mantém projeto de alfabetização para comunidade

Hugo Leonardo: a força da parceria no Tribunal Regional do Piauí

Inovação tecnológica é a principal marca do TRE-ES

Pés sujos de lama, cabeça lotada de sonhos

Servidora do TRE-SC ingressou na Justiça Eleitoral inspirada pela mãe

Parque fotovoltaico do TRE-MS já conta com nove usinas

Uma família dedicada à Justiça Eleitoral

Mesária voluntária desde 2006, Teresa de Fátima adora contribuir para o país

Álvaro Pastor: uma trajetória emocionante

Portas abertas para reaprender a enxergar o mundo

Talento de servidor do TRE do Pará rende indicação ao Prêmio Jabuti

Inspiração na natureza e na poesia para se dedicar à Justiça Eleitoral

O cidadão goiano cada vez mais perto da Justiça Eleitoral

Adote um Coração: um Dia das Crianças mais feliz para os filhos dos colaboradores do TRE-RS

Carlos Careca recebe eleitores com tapete vermelho na seção

Acessibilidade e cidadania caminhando juntas

TRE-TO completa 32 anos com dedicação de profissionais antes mesmo de sua existência

 Servidor do TRE-DF idealizou sistema que agilizou pagamento de multas eleitorais

 

Com informações do TSE

 

#PraTodosVerem Foto, na horizontal, mostra o interior da seção eleitoral, no dia de Eleição, onde o mesário Carlos Careca é presidente. Na imagem, a seção está decorada com tecidos nas cores verde, amarelo, azul, branco e rosa. A decoração conta também com a bandeira do Brasil, tapete vermelho, uma toalha na mesa dos mesários com estampas da bandeira do Brasil e outra toalha, na cor verde, sobre a mesa do café da manhã. A foto mostra ainda três adultos, uma criança em pé segurando os lanches e Carlos Careca, atrás da mesa com toalha verde, entregando um balão amarelo a uma criança, que está de costas para foto. O mesário é grisalho, usa óculos, blusa cinza, bermuda xadrez e tem uma cópia do título de eleitor pendurada no pescoço.

ícone mapa

Endereço e telefones do tribunal

Rua Dr. Pontes Neto 800 - Eng. Luciano Cavalcante - Fortaleza/CE - CEP 60813-600 - Tel: (85) 3453-3500
Ícone Protocolo Administrativo

Disque Eleitor: 148

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de funcionamento:
Segunda a sexta das 8h às 14h.

Acesso rápido