CPCAI celebra com capacitação o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência

O treinamento, que teve como foco a acessibilidade e a inclusão na comunicação institucional, abordou conceitos como tecnologias assistivas, documentos digitais acessíveis e acessibilidade na escrita para a internet

capacitação o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência

A Comissão Permanente de Cidadania, Acessibilidade e Inclusão (CPCAI) do TRE-CE realizou na manhã da última sexta-feira, 3/12, o II Minicurso de Acessibilidade e Inclusão. O treinamento, que teve como foco a acessibilidade e a inclusão na comunicação institucional, abordou conceitos como tecnologias assistivas, documentos digitais acessíveis e acessibilidade na escrita para a internet.

Já na abertura da capacitação, a mediadora Rivana Pinto de Azevedo, da Assessoria de Planejamento, Estratégia e Gestão (Aspeg), informou que foi elaborado por Grupo de Trabalho, com apoio da CPCAI, um manual de comunicação acessível e inclusiva, que deverá ser adotado por todas(os) as(os) servidoras(es) que produzem, editam e publicam textos do tribunal. O manual em breve será publicado e estará disponível na intranet para consulta e para ser baixado.

Após, Rivana Azevedo destacou o fato de a capacitação ser realizada no Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, celebrado em 3 de dezembro. Na oportunidade, foi passada a palavra à servidora Tereza Helena Parente, da 24ª Zona Eleitoral (Sobral). Esta concluiu que refletir sobre a temática da pessoa com deficiência "é uma forma de desconstruir rótulos capacitistas, que vai desde o coitadinho, que não pode fazer nada, até o herói ou a heroína".

A palestrante Lis Rodrigues Damasceno, da Assessoria de Imprensa, Comunicação Social e Cerimonial (Ascom), detalhou os tipos e subtipos de deficiências sensoriais, que como o próprio nome sugere, são aquelas relacionadas aos cinco sentidos, e também apresentou as modalidades de tecnologias assistivas. Tais tecnologias visam a promover o máximo de independência possível das pessoas com deficiência.

Elizon Vieira de Oliveira, segundo palestrante e servidor da 13ª Zona Eleitoral (Iguatu), tratou da acessibilidade nos documentos digitais, pontuando a diferença entre documentos digitais em sua origem (natodigitais) e documentos digitalizados, bem como dos diferentes níveis de acessibilidade possibilitados por eles.

O servidor de Iguatu ressaltou que os servidores públicos devem priorizar os documentos originalmente digitais. Isso porque a medida é mais sustentável e propicia maior acessibilidade. Conforme o palestrante, sendo possível criar um documento já eletronicamente (natodigital), não é recomendável criar um documento físico e depois digitalizá-lo. Isso diminui as possibilidades de o documento poder ser lido por programas leitores de tela. O servidor, que tem deficiência visual, sensibilizou as(os) participantes: "Sem informação eu não consigo ter acesso ao mundo. Então por que não possibilitar essa comunicação?".

Por último, Denise Brito Rebouças Freitas, servidora da Seção de Administração da Intranet e da Internet (Seweb), discorreu sobre práticas a serem adotadas nos textos elaborados pelas(os) servidoras(es) do tribunal, apresentando detalhes de preenchimento de campos e formatação.

As(os) palestrantes do curso são membros da Comissão Permanente de Cidadania Acessibilidade e Inclusão. O evento contou com interpretação em Libras.

 

Próxima capacitação

O III Minicurso de Acessibilidade e Inclusão deverá acontecer no dia 10 de dezembro, das 9h às 12h, também através da plataforma Google Meet. O tema será Acessibilidade e inclusão nas plataformas Digitais.

 

Principais conceitos apresentados no II Minicurso de Acessibilidade e Inclusão

- Comunicação acessível

Forma de interação que abrange, entre outras opções, as línguas, inclusive a Língua Brasileira de Sinais (Libras), a visualização de textos, legendagem ou estenotipia, o Braille, o sistema de sinalização ou de comunicação tátil, os caracteres ampliados, os dispositivos multimídia, assim como a linguagem simples, escrita e oral, os sistemas auditivos e os meios de voz digitalizados e os modos, meios e formatos aumentativos e alternativos de comunicação, incluindo as tecnologias da informação e das comunicações.

- Tecnologias assistivas

Produtos, equipamentos, dispositivos, recursos, metodologias, estratégias, práticas e serviços que objetivem promover a funcionalidade, relacionada à atividade e à participação da pessoa com deficiência ou com mobilidade reduzida, visando à sua autonomia, independência, qualidade de vida e inclusão social (Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência, Lei nº 13.146/2015).

- Documentos digitais

Informações produzidas e armazenadas através de codificação binária, podendo ser natodigitais ou digitalizados. São capazes de ser acessados por dispositivos computacionais.

- Documentos natodigitais

Já nascem em ambiente eletrônico e, quando produzidos de forma acessível, permitem que pessoas cegas, com baixa visão, disléxicas ou daltônicas acessem a informação em nível de igualdade.

- Documentos digitalizados

Cópias de outros documentos, produzidos através da interação entre softwares e câmeras ou scanners.

- Ocerização

Tornar um documento digitalizado em um documento editável utilizando a tecnologia OCR. Nesse processo, é comum haver perda de conteúdo dos documentos.

- Optical Character Recognition (OCR)

Tecnologia capaz de reconhecer caracteres em uma imagem ou mapa de bits inacessíveis a leituras por máquinas, tornando o conteúdo legível e editável, inclusive por leitores de telas, linhas Braile e outras tecnologias assistivas.

#PraTodoMundoVer

Banner retangular de fundo azul, com imagem das mãos de quatro pessoas abertas sobre uma mesa. As mãos formam um círculo em volta do símbolo de um cadeirante, na cor branca. No lado esquerdo do banner, print de tela quadrado da capacitação. Sobre um fundo preto, 16 quadrados com fotos e ícones dos participantes. À direita do print, o texto: CPCAI celebra com capacitação o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, em letras pretas. No canto superior direito, consta a logo do TRE-CE.

ícone mapa

Endereço e telefones do tribunal

Rua Dr. Pontes Neto 800 - Eng. Luciano Cavalcante - Fortaleza/CE - CEP 60813-600 - Tel: (85) 3453-3500
Ícone Protocolo Administrativo

Disque Eleitor: 148

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de funcionamento:
Segunda a sexta das 8h às 14h.

Acesso rápido