TRE-CE participa do Programa Nacional de Prevenção à Corrupção

A iniciativa apoia as organizações públicas brasileiras no enfrentamento à corrupção e pretende levar conhecimento aos gestores e orientá-los na promoção de uma administração pública com elevados padrões de integridade

Imagem Ascom TRE-CE. Descrição no texto

O Tribunal Regional Eleitoral do Ceará participou do Programa Nacional de Prevenção à Corrupção (PNPC), iniciativa que apoia as organizações públicas brasileiras no enfrentamento à corrupção e que pretende levar conhecimento aos gestores e orientá-los na promoção de uma administração pública com elevados padrões de integridade. Voltado aos gestores públicos de todo o País, o PNPC disponibiliza ferramenta de autoavaliação, orientações e treinamentos para implantação de boas práticas de controle e de prevenção à corrupção pública.

Nesta segunda-feira, 30/8, a Assessoria de Planejamento, Estratégia e Gestão (ASPEG) respondeu ao questionário do PNPC no Ceará com base nos apontamentos realizados pelo corpo gerencial do Tribunal na autoavaliação de governança deste exercício (iGG 2021).

Enfrentamento à corrupção

Considerada um dos problemas crônicos da sociedade brasileira, a corrupção vem trazendo, ao longo dos anos, sérias consequências sociais e econômicas ao País. Para apoiar as organizações públicas brasileiras a enfrentar a corrupção, o programa foi lançado, no mês de maio de 2021.

O PNPC é uma proposta inovadora adotada pela Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro (ENCCLA), com coordenação e execução pelas Redes de Controle nos Estados, patrocinada pelo Tribunal de Contas da União (TCU) e pela Controladoria-Geral da União (CGU). No estado do Ceará, o programa conta com o apoio do Tribunal de Contas do Estado do Ceará (TCE-CE), Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado (CGE), Controladoria e Ouvidoria Geral do Município (CGM), Associação dos Municípios do Estado do Ceará (APRECE) e Associação Cearense dos Controladores Municipais (ACECOM).

O primeiro evento, no âmbito do PNPC, destinado aos gestores públicos cearenses - das três esferas de governo e dos três poderes - foi realizado em junho de 2021 e contou com a participação do secretário do Controle Interno e Auditoria do TRE-CE, Rodrigo Ribeiro Cavalcante. O Programa, que tem o objetivo de reduzir os níveis de fraude e corrupção no Brasil a patamares similares aos de países desenvolvidos, disponibiliza uma plataforma de autosserviço on-line contínua, na qual o gestor terá a oportunidade de avaliar sua instituição, descobrindo previamente os pontos mais vulneráveis e suscetíveis a falhas. A partir desse diagnóstico, ele terá acesso a um plano de ação específico que apresentará sugestões e propostas adequadas às necessidades da sua entidade.

O Programa oferece ainda orientações, treinamentos, modelos e dispõe de parcerias com órgãos e entidades públicas e privadas para implantação dos mecanismos de controle à corrupção.

Diretrizes

- Fortalecer as estruturas de prevenção à corrupção das organizações públicas;

- Induzir a melhoria do perfil dos gestores públicos;

- Manter sob controle a corrupção no País.

 

#PraTodoMundoVer

Banner na horizontal de fundo bege. No lado esquerdo, a chamada: Um novo olhar sobre a corrupção, o seu. , em letras azuis. A expressão O seu está na cor verde. Abaixo, dentro de um retângulo verde, Conheça o programa, em letras brancas. Após, a logo do Programa Nacional de Prevenção à Corrupção. A logo é formada por um quadrado com a metade esquerda da bandeira do Brasil e por um retângulo verde com o nome do programa, em letras brancas. No plano de fundo do banner, há um contorno do mapa do Brasil na cor azul com três X vermelhos. No lado direito, uma coluna com três fotos. As fotos são de parte do rosto de uma pessoa, mostrando olhos e nariz. Na primeira foto, de cima para baixo, parte do rosto de um homem, ele possui pele branca, olhos claros e bigode e usa óculos pretos. Na segunda foto, parte do rosto de uma mulher. Ela possui pele negra, olhos castanhos e cabelos castanhos cacheados. Na terceira foto, rosto de uma pessoa que possui pele negra, olhos castanhos e cabelos castanhos.

 

ícone mapa

Endereço e telefones do tribunal

Rua Dr. Pontes Neto 800 - Eng. Luciano Cavalcante - Fortaleza/CE - CEP 60813-600 - Tel: (85) 3453-3500
Ícone Protocolo Administrativo

Disque Eleitor: 148

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de funcionamento:
Segunda a sexta das 8h às 14h.

Acesso rápido