Técnicos de urna de Fortaleza recebem treinamento

A capacitação ocorreu nessa segunda (19) e terça-feira, 20/10, no Centro de Armazenamento de Urnas (CAMU), no Antônio Bezerra

A capacitação ocorreu nessa segunda (19) e terça-feira, 20/10, no Centro de Armazenamento de Urn...

Profissionais contratados para atuar como técnicos de urnas nas Eleições 2020 em Fortaleza recebem treinamento nessa segunda (19) e terça-feira, 20/10. A capacitação ocorre, durante todo o dia, na Central de Armazenamento de Urnas (CAMU), no bairro Antônio Bezerra. O chefe da Seção de Planejamento e Gerenciamento de Eleições, Gladson Muritiba, é o ministrante das capacitações na capital.

No total, receberão treinamento 741 técnicos, sendo 79 em Fortaleza e 662 nos municípios do interior. Na capital, o treinamento foi dividido em duas turmas, com cerca de 40 pessoas, a fim de cumprir os protocolos sanitários e facilitar o repasse de informações para os contratados.

Segundo Gladson, a programação do treinamento tem sido dividida, no turno da manhã, por procedimentos de carga, preparação e manuseio de urnas eletrônicas. No período da tarde, os técnicos são capacitados com os procedimentos de contingência, que são adotados durante e após o dia da eleição. "O papel dos técnicos será justamente esse suporte na preparação de contingências da urna eletrônica, a fim de garantir, durante o dia, o processo da votação eletrônica e, após o período da votação, durante a apuração, caso seja necessário, a recuperação de algum dado da urna eletrônica".

Esta será a sexta eleição que Anderson Silva participa como técnico de urna. O profissional atuará no suporte à 2ª Zona Eleitoral de Fortaleza. Para ele, sua função "é importante para que tudo possa ocorrer bem. Caso haja problemas com a urna, a gente vai adotar todo o procedimento correto para que a eleição ocorra normalmente.

Em suma, o programa do treinamento consiste em apresentar aos contratados as atribuições dos técnicos de urna, componentes, uso, manuseio e cuidados com a urna eletrônica e mídias utilizadas, além de todos os procedimentos de votação, contingência e apuração das urnas.

Os técnicos de urna são contratados pelo Tribunal para auxiliarem os cartórios nos serviços:

- Treinamento de mesários e apoio;
- Teste e carga da bateria interna das urnas;
- Realização de auto-teste e verificação de ausência de suprimentos de urna (Abertura de chamado para urnas com defeito);
- Carga de software de treinamento, votação oficial e contingência;
- Na véspera da eleição, acompanhamento da distribuição das urnas;
- Vistoria dos locais de votação;
- Teste das UE´s nos locais de votação;
- No dia da eleição, apoio às Seções e realização de procedimentos de contingência nas urnas, se necessário;
- Recolhimento das Memórias de Resultado para o local de apuração;
- Transmissão de BU´s de pontos remotos;
- Auxílio à Junta Apuradora (RED e SA);
- Carga da bateria nas urnas que funcionaram sem energia.

 

#PraTodosVerem Fotografia do momento em que ocorre o treinamento. No interior do galpão onde funciona o Centro de Armazenamento de Urnas, estão três fileiras com duplas de técnicos de urna diante de mesas brancas de plástico. Sobre elas, urnas eletrônicas. Os técnicos estão sentados e olhando para a frente, ouvindo as instruções do servidor.

icone mapa

Endereço e telefones do tribunal

Rua Dr. Pontes Neto 800 - Eng. Luciano Cavalcante - Fortaleza/CE - CEP 60813-600 - Tel: (85) 3453-3500
Icone Protocolo Administrativo

Disque Eleitor: 148

Icone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de funcionamento:
Segunda a sexta das 8h às 14h.

Acesso rápido