TRE sorteará as urnas que serão auditadas no 2º turno das Eleições 2020

A cerimônia será transmitida através do Canal do TRE no YouTube

TRE sorteará as urnas que serão auditadas no 2º turno das Eleições 2020

O Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE), por meio Comissão de Auditoria da Votação eletrônica, realizará, na véspera da eleição, 28 de novembro, às 9hAudiência Pública para sorteio de urnas, com vistas à realização das Auditorias da Votação Eletrônica sob condições normais de uso e da Auditoria de Verificação de autenticidade e integridade dos sistemas instalados nas urnas. A cerimônia, que será transmitida através do Canal do TRE no YouTube, seguirá os protocolos utilizados no 1º turno. 

A comissão convocou, por meio de Ofício-Circular, os partidos políticos, a Ordem dos Advogados do Brasil, o Ministério Público Eleitoral e as entidades da sociedade civil organizada para participarem do encontro.

O evento, que será comandado pelo presidente da Comissão e juiz auxiliar da Presidência do TRE-CE, Flávio Vinícius Bastos Sousa, tem como finalidade o sorteio das 12 urnas eletrônicas que serão auditadas para o 2º turno das Eleições 2020.

Na ocasião, as 4 primeiras urnas eletrônicas sorteadas serão destinadas à Auditoria de Funcionamento das Urnas Eletrônicas sob condições normais de uso para comprovar o funcionamento correto dos seus programas. Já as 8 restantes serão submetidas à Auditoria de Verificação de autenticidade e integridade dos sistemas instalados nas urnas, que será realizada na própria seção eleitoral, entre 6h e 7h do dia da eleição, e verificará a autenticidade e integridade dos sistemas daquela urna com os sistemas liberados pelo TSE para distribuição em todas as urnas do Brasil.

Além do sorteio, serão escolhidos também até 4 representantes de partidos políticos para acompanharem a remessa das 4 primeiras urnas sorteadas.

No dia da eleição, 29 de novembro, das 7 às 17h, será realizada a Auditoria da Votação Eletrônica do segundo turno das Eleições 2020, no Centro Universitário Estácio do Ceará, Unidade Campus Centro (antigo Colégio Cearense). O processo de votação, além de acompanhado por advogados, representantes dos partidos e entidades da sociedade civil organizada, é filmado, de modo que, ao final, com o batimento de informações, seja atestado o correto funcionamento da urna eletrônica. O procedimento, por sua importância, encontra-se previsto tanto no Calendário Eleitoral, quanto na Resolução TSE nº 23603/2019, para o pleito de 2020.

Destaca-se que os trabalhos da Comissão são fiscalizados pelo representante do Ministério Público Eleitoral, Dr. Samuel Miranda Arruda e por auditores externos contratados pelo TSE.

Para mais informações sobre as auditorias, o TRE-CE disponibilizou, por meio da Comissão, o site e o endereço eletrônico votacaoparalela@tre-ce.jus.br

 Serviço:

Audiência Pública de sorteio para o 2º turno

Local: Sala de Sessões do TRE-CE (3º andar), na Rua Jaime Benévolo, 21, Centro, Fortaleza-CE

Data: 28/11/2020, sábado (véspera da eleição)

Horário: 9h

Auditoria da Votação Eletrônica sob condições normais de uso, "Votação Paralela"

Local: Centro Universitário Estácio do Ceará, Av. Duque de Caxias, 101, Centro, Fortaleza-CE

Data: 29/11/2020, domingo (dia da eleição)

Horário: das 7 às 17h

 

 Com informações da Comissão de Auditoria da Votação eletrônica


#PraTodosVerem Banner retangular, contendo, no canto direito, as imagens de uma urna eletrônica e de parte de um terminal do mesário, No canto direito, a figura de um trapézio com fundo roxo. Na parte inferior, em toda extensão do banner, ao centro, uma tarja cinza com a descrição "Audiência Pública e Auditoria da Votação Eletrônica - 2º turno", com letras pretas. Na parte superior esquerda do banner, sobre o trapézio, lado a lado, as logos do TRE-CE e das Eleições 2020.


ícone mapa

Endereço e telefones do tribunal

Rua Dr. Pontes Neto 800 - Eng. Luciano Cavalcante - Fortaleza/CE - CEP 60813-600 - Tel: (85) 3453-3500
Ícone Protocolo Administrativo

Disque Eleitor: 148

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de funcionamento:
Segunda a sexta das 8h às 14h.

Acesso rápido