TRE-CE estimula adesão de mesários voluntários para o segundo turno

O reforço dos voluntários é importante para repor os mesários que adoeceram ou tiveram algum problema no primeiro turno e precisam ser substituídos

LOGO ELEIÇÕES 2020 DESTAQUE LATERAL CAPA

O Tribunal Regional Eleitoral do Ceará convida cidadãos a participarem das eleições como mesários, em Caucaia e Fortaleza. Ainda dá tempo dos interessados se inscreverem pelo aplicativo e-Título e pelo site do TRE-CE.

O reforço dos voluntários é importante para repor os mesários que adoeceram ou tiveram algum problema no primeiro turno e precisam ser substituídos.

Faltosos

No primeiro turno, dos 18.292 mesários de Fortaleza, 1.879 faltaram aos trabalhos, o que equivale a 11,45% do total.

Os faltosos precisam justificar a ausência em 30 dias, sob pena de pagarem multa definida pelo juiz eleitoral. Se o faltoso for servidor público ou autárquico, a pena será de suspensão de até 15 dias. As penas previstas serão aplicadas em dobro se a mesa receptora deixar de funcionar por culpa dos faltosos. Também será aplicada em dobro a pena ao membro da Mesa que abandonar os trabalhos no decurso da votação sem justa causa apresentada ao Juiz até 3 dias após a ocorrência.

Benefícios

  • Dispensa do serviço pelo dobro dos dias prestados à Justiça Eleitoral (Art. 98, da Lei 9504/97);
  • Auxílio-alimentação;
  • Vantagem em desempate em concurso público, se houver previsão em edital;
  • Certificado de participação.

Para receber o auxílio-alimentação, os mesários precisam baixar o aplicativo Carteira Digital BB, fazer seu cadastro e aguardar informações sobre o crédito. O prazo para o recebimento do crédito referente ao primeiro turno está previsto para a partir do dia 4 de dezembro.

Os convocados recebem uma chave de acesso para realizarem o treinamento, que ocorre por meio de plataforma EaD ou pelo aplicativo Mesários.

Mesários universitários

O Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) já conta com dezesseis faculdades que aderiram ao projeto Universidade Amiga da Democracia. Dentre as mais recentes adesões, estão as realizadas pela Universidade Federal do Ceará (UFC), pela Universidade Estadual do Ceará (UECE) e pela Universidade de Fortaleza (Unifor). 

A ideia surgiu a partir de iniciativa já adotada no TRE do Paraná, em que faculdades e universidades públicas e privadas, cujo ensino seja presencial, semipresencial e/ou a distância, são convidadas a aderir ao projeto, caso possuam em suas grades curriculares a previsão de horas extracurriculares a serem preenchidas por meio de atividades complementares de cumprimento obrigatório pelos acadêmicos. O projeto tem como objetivo principal estimular a participação de jovens universitários nesse grande momento, exercendo sua cidadania e contribuindo para consolidar a confiabilidade do sistema eletrônico de votação e a defesa do exercício consciente do voto.

As atividades executadas pelos universitários compreenderão, além dos trabalhos inerentes às funções de mesário, auxiliar ou colaborador, tanto no primeiro turno quanto no segundo, se houver, o treinamento presencial e/ou virtual fornecido pela Justiça Eleitoral, que lhes concederá, em contrapartida, o mínimo de 30 horas extracurriculares. A efetivação dessa relação de parceria proporcionará o desenvolvimento do espírito cívico dos participantes, sendo fonte de conhecimento da democracia na prática e uma troca frutífera de experiências sociais.

#PraTodosVerem Logo das Eleições 2020 (formada por diversas caixas de diálogos sobrepostas, nas cores roxo, laranja e rosa. Na imagem, ao centro, o texto: #SEUVOTOTEMPODER. As palavras "SEU" e "PODER" são roxas e as demais laranjas. Na parte inferior à direita, o título: ELEIÇÕES, na cor roxa e 2020, na cor laranja).

ícone mapa

Endereço e telefones do tribunal

Rua Dr. Pontes Neto 800 - Eng. Luciano Cavalcante - Fortaleza/CE - CEP 60813-600 - Tel: (85) 3453-3500
Ícone Protocolo Administrativo

Disque Eleitor: 148

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de funcionamento:
Segunda a sexta das 8h às 14h.

Acesso rápido