Nota de Esclarecimento

Vídeo que circula nas redes sociais de uma urna levada por uma pessoa não identificada é inverídico

Logo das Eleições 2020

O Tribunal Regional Eleitoral do Ceará esclarece que o vídeo que circula, neste domingo, 29/11, 2º turno das Eleições 2020, nas redes sociais de uma urna levada por uma pessoa não identificada é inverídico. Trata-se de um procedimento padrão realizado pelo apoio técnico da Justiça Eleitoral, a fim de proceder a eventuais substituições de urnas que apresentem defeito.

O vídeo foi filmado na Escola Professor César Campelo, no Conjunto Ceará, na seção 141.

No início da manhã deste domingo, a urna apresentava travamento e uma equipe foi acionada para o local de votação no intuito de realizar procedimentos de contingência. A equipe estava em carro adesivado pelo TRE-CE que foi requisitado ao Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs), visto que a Justiça Eleitoral não possui carros suficientes para abranger todas as rotas, sendo necessária a requisição de veículos de outros órgãos públicos.

Durante a troca, uma eleitora que não compreendeu o procedimento e filmou os servidores de apoio e a urna de contingência (reserva) causou tumulto e constrangeu a equipe. Ressalta-se que o vídeo está editado e não mostra o momento em que uma servidora explica o processo de troca.

A Justiça Eleitoral reafirma o compromisso com a sociedade de resguardar a transparência, lisura e a segurança do processo eleitoral.

 

#PraTodosVerem Banner contendo a logo das Eleições 2020 ao centro.

ícone mapa

Endereço e telefones do tribunal

Rua Dr. Pontes Neto 800 - Eng. Luciano Cavalcante - Fortaleza/CE - CEP 60813-600 - Tel: (85) 3453-3500
Ícone Protocolo Administrativo

Disque Eleitor: 148

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de funcionamento:
Segunda a sexta das 8h às 14h.

Acesso rápido