TRE-CE prepara-se para o 2º turno das Eleições 2020

Em Fortaleza e Caucaia, os eleitores voltarão às urnas no dia 29/11

TRE-CE seção votação 2020
Eleitores e mesários atentos às medidas sanitárias

Mais de 6 milhões e meio de eleitores foram às urnas no primeiro turno das eleições municipais neste domingo, 15/11, atentos a todos os protocolos sanitários. Cerca de 75 mil mesários contribuíram com a Justiça Eleitoral na festa da democracia. A votação transcorreu normalmente nas seções eleitorais de todo o estado.

O presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará, desembargador Haroldo Máximo, fez um balanço do dia de votação: "Antes de mais nada, gostaria de externar a nossa alegria pelos resultados até então obtidos. Na nossa avaliação, considerando uma série de peculiaridades, tais como, a própria característica de uma eleição municipal, que por si só movimenta toda uma comunidade em cada zona eleitoral. Com a graça de Deus, foi de uma tranquilidade imensa. Na nossa avaliação, foram poucas as ocorrências, tanto do lado técnico como também com relação a crimes eleitorais que chegaram ao nosso conhecimento através dos cartórios". O desembargador Haroldo Máximo reconheceu mais uma vez a atuação de magistrados, servidores, colaboradores e mesários, como também agradeceu os órgãos parceiros por todo apoio recebido que contribuiu para o sucesso do pleito.

Ocorrências com urnas

No primeiro turno das eleições 2020, foram trocadas no estado, 340 urnas eletrônicas, o que equivale a 1,81% das 18.773 urnas. Do total de substituições, 108 foram em Fortaleza. Já no primeiro turno das Eleições 2018, a capital foi responsável por 219 substituições, do total de 504 no Ceará, equivalente a 2,35% do total utilizado.

Segundo turno

O TRE-CE já iniciará, nesta terça-feira, 17/11, os preparativos para a votação em 2º turno, nos municípios de Fortaleza e Caucaia, a ser realizado no dia 29/11.O trabalho inclui, dentre outras atividades, o sorteio do horário eleitoral, a preparação do material do mesário, além da geração das mídias, carga e distribuição das urnas eletrônicas.

Na capital cearense, Sarto (PDT) e Capitão Wagner (Pros) disputarão o 2º turno. Sarto obteve 457.622 votos (35,72% dos votos válidos), contra 426.803 votos (33,32%) recebidos por Wagner. Já em Caucaia, Naumi Amorim conseguiu 69.262 votos (40,93%), enquanto Vitor Valim , 47.171 votos (27,87%).

Resultados

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) disponibiliza duas plataformas para a divulgação dos resultados das Eleições Municipais de 2020 de forma rápida e prática diretamente do computador. As plataformas DivWeb (mais completa) e Resultados têm como objetivo ampliar o acesso de todo cidadão aos números da apuração do pleito.

De forma simples e objetiva, qualquer usuário com acesso às plataformas digitais poderá consultar os dados de seu município e os números dos resultados.

Acesse o DivWeb.
Acesse a plataforma Resultados.

Devido a restrições de acesso ao banco de dados da totalização, estabelecidas pelo TSE como medida de segurança da informação, os resultados detalhados das eleições municipais 2020 não serão disponibilizados com a mesma celeridade de pleitos anteriores.

Tão logo seja possível, os relatórios serão apresentados nos mesmos moldes de eleições passadas.

Mais ferramentas

Outros dois aplicativos que também ajudam na transparência do processo eleitoral estão disponíveis para dispositivos móveis (smartphones e tablets). O app Resultados possibilita que qualquer pessoa acompanhe e obtenha os resultados das eleições em sua cidade a partir dos votos já apurados.

O outro aplicativo é o Boletim na Mão, que disponibiliza uma cópia digital dos resultados das seções eleitorais, possibilitando que o eleitor atue como um fiscal das ações durante o pleito.

Os dois aplicativos podem ser instalados gratuitamente em qualquer dispositivo móvel, bastando apenas ter acesso às lojas Google Play e App Store.

Baixe o app Resultados (iOS e Android).
Baixe o app Boletim na mão (iOS e Android).

 

#PraTodosVerem: Foto de eleitora inclinada para frente assinando caderno de votação, ela usa máscara preta. No quadro, uma mesária está sentada e usa máscara e escudo facial fornecido pela Justiça Eleitoral.

ícone mapa

Endereço e telefones do tribunal

Rua Dr. Pontes Neto 800 - Eng. Luciano Cavalcante - Fortaleza/CE - CEP 60813-600 - Tel: (85) 3453-3500
Ícone Protocolo Administrativo

Disque Eleitor: 148

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de funcionamento:
Segunda a sexta das 8h às 14h.

Acesso rápido