TRE orienta pretensos candidatos sobre prazos de filiação e domicílio eleitoral

Os prazos previstos no Calendário Eleitoral serão mantidos, segundo orientação do Tribunal Superior Eleitoral

TRE orienta pretensos candidatos sobre prazos de filiação e domicílio eleitoral

O Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) esclarece os procedimentos para filiação partidária e para alterações no domicílio eleitoral dos pretensos candidatos para as Eleições 2020, considerando o disposto nas Leis nº 9.504/1997 e nº 9.096/1995, na Resolução nº 23.606/2019 (Calendário Eleitoral), na Portaria –TSE nº 131/2020 e na Portaria Conjunta 9/2020.

Prazos

Os prazos previstos no Calendário Eleitoral serão mantidos, segundo orientação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), de modo que as filiações devem ser realizadas até o dia 4 de abril para os eleitores que pretendem se candidatar nas Eleições 2020, com observância ao previsto no estatuto de cada partido que pode estabelecer prazo superior (art. 9º da Lei 9.504/97).

Sistema FILIA

A filiação ao partido político deve ser feita com a inserção do nome do eleitor na relação interna do sistema FILIA de uso dos partidos políticos. Após a inserção dos dados, o eleitor deverá esperar a realização do processamento pelo Tribunal Superior Eleitoral para que passe a constar na relação oficial dos filiados da agremiação partidária de sua escolha.

Na hipótese de o eleitor haver requerido o seu alistamento ou a transferência de domicílio eleitoral, nos termos da Portaria Conjunta nº 9/2020, publicada no Diário da Justiça Eletrônico (DJE) do TRE-CE, em 31 de março de 2020; ou estar com o título eleitoral cancelado e diante da impossibilidade de seu nome ser inserido nas relações internas de filiação, os partidos devem remeter para o e-mail 148@tre-ce.jus.br a ficha de filiação devidamente digitalizada para que reste comprovada que a sua filiação foi feita até a data de 4 de abril prevista na Lei Eleitoral. O último processamento será feito após o dia 15 de abril, conforme cronograma do TSE. 

Desfiliação

O pedido de desfiliação partidária pode ser enviado para o e-mail 148@tre-ce.jus.br, com a comprovação de comunicação ao partido de origem. Diante disso, o e-mail será enviado à zona eleitoral do  eleitor e comporá um Processo Administrativo Digital (PAD), que será concluído pelo cartório eleitoral tão logo os trabalhos da Justiça Eleitoral sejam normalizados.

Com relação à necessidade de intimação aos Partidos Políticos da saída de filiados que ocupem cargos eletivos, nos termos do art. 19 §1º da Lei 9096/95, informa-se que essa comunicação será encaminhada pelos cartórios eleitorais da zona do filiado para o e-mail do órgão partidário, cadastrado no Sistema de Gerenciamento de Informações Partidárias – SGIP, ao qual se desfiliou.

Contato

A equipe da Seção de Gerenciamento de Dados Partidários – SEDAP do TRE-CE encontra-se à disposição para mais esclarecimentos, por meio do e-mail: sedap@tre-ce.jus.br.

 

Com Informações da Secretaria Judiciária do TRE-CE

icone mapa

Endereço e telefones do tribunal

Rua Dr. Pontes Neto 800 - Eng. Luciano Cavalcante - Fortaleza/CE - CEP 60813-600 - Tel: (85) 3453-3500
Icone Protocolo Administrativo

Disque Eleitor: 148

Icone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de funcionamento:
Segunda a sexta das 8h às 14h.

Acesso rápido