Diplomação dos eleitos de Fortaleza ocorre de forma virtual

Pela primeira vez, a cerimônia ocorreu de forma remota, em decorrência da pandemia de covid-19, em consonância com o Decreto Estadual nº 33.845/2020

diplomação TRE-CE fortaleza

A solenidade de diplomação dos eleitos de Fortaleza aconteceu na tarde desta sexta-feira, 18/12, por meio da plataforma virtual, e foi reproduzida no canal do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará no Youtube. Pela primeira vez, a cerimônia ocorreu de forma remota, em decorrência da pandemia de covid-19, em consonância com o Decreto Estadual nº 33.845/2020.

A condução dos trabalhos ficou a cargo da juíza eleitoral da 117ª Zona e presidente da Junta Eleitoral responsável pela diplomação, Valeska Alves Alencar Rolim. O presidente do TRE-CE, desembargador Haroldo Correia de Oliveira Máximo, também participou do evento. Os 43 vereadores, o prefeito e vice eleitos nas Eleições 2020 acompanharam a solenidade na sala de reunião virtual. 

Compuseram também a mesa, o ouvidor regional eleitoral do TRE-CE, desembargador Raimundo Nonato Silva Santos; o presidente da comissão de segurança do Tribunal, desembargador Francisco Gladyson Pontes e a procuradora regional eleitoral, Lívia Maria de Sousa.

Fizeram parte, ainda, o governador do Ceará, Camilo Sobreira Santana; o presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará e prefeito eleito, José Sarto Nogueira Moreira; o comandante da 10ª Região Militar, General Luciano Guilherme Cabral Pinheiro; o atual prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio Rodrigues Bezerra; o presidente da Câmara Municipal de Fortaleza, Antônio Henrique da Silva e o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil - secção Ceará, José Erinaldo Dantas Filho.

Discursos

Após a abertura e condução do Hino Nacional, a juíza presidente da solenidade, Valeska Alves, agradeceu a presença dos participantes e enfatizou que “esta cerimônia de diplomação no ano de 2020 celebra a esperança em um ano tão repleto de dificuldades”.

A magistrada falou aos políticos eleitos que "o mandato não é emprego: é missão. Uma missão sagrada, por meio da qual pessoas especiais, em face da liderança que desfrutam junto ao povo, recebem desse povo um voto de confiança para representá-lo". Destacou, também, que eles têm à frente “a árdua missão de novamente despertar o interesse popular pela política, pautados em princípios éticos”.

A juíza indagou, ainda, aos candidatos como gostariam de ser lembrados e qual seria a marca que eles "almejam deixar na sociedade fortalezense? Guardem tais respostas e busquem concretizá-las todos os dias no exercício de vossos mandatos."

Para o presidente do TRE-CE, desembargador Haroldo Máximo, esta é uma diplomação diferente, virtual, “sem o calor humano que é comum aos atos festivos, mas com a responsabilidade imposta pelo atual quadro ainda emergencial vivido pela pandemia de coronavírus”.

O presidente ressaltou as ações realizadas nas eleições municipais e enalteceu a atuação do Tribunal, que “cumpriu o seu dever institucional com transparência e eficiência, nos termos de sua missão como guarda do processo eleitoral e mantenedor da ordem e lisura do processo eleitoral”. Parabenizou “o esforço e o comprometimento dos juízes componentes desta instituição” e celebrou, ainda, “a competência, a abnegação, o trabalho árduo e incansável dos nossos servidores, todos verdadeiramente compromissados com a consecução de suas tarefas funcionais, mesmo diante de todas as dificuldades enfrentadas neste atípico ano de 2020.”

Dentre os desafios que serão enfrentados pelos novos gestores, o desembargador pontuou a campanha nacional de vacinação contra o coronavírus, assim como as medidas de segurança sanitária, que ainda deverão ser seguidas no ano que se aproxima, e o retorno da atividade econômica, dentre diversos temas relacionados à atividade política local. “é com o peso da responsabilidade pelo rumo das leis municipais, bem como da estruturação das políticas públicas ao longo dos próximos quatro anos, que saúdo e parabenizo todos os candidatos diplomados nesta solenidade, aos quais desejo um governo pacífico, produtivo e alinhado com os preceitos da Constituição Federal”, concluiu.

Diplomados

Os primeiros a serem declarados oficialmente eleitos foram os candidatos José Sarto Nogueira Moreira, ao cargo de prefeito de Fortaleza, e José Élcio Batista, para vice. Em seguida, os 43 candidatos eleitos para atuarem como vereadores na Câmara Municipal, incluindo seus suplentes, que atenderam às exigências legais até o momento.

Os candidatos diplomados deverão agendar data para receber seus diplomas no Fórum Eleitoral Péricles Ribeiro, perante a 117ª Zona Eleitoral. Os documentos também poderão ser recebidos mediante procuração por poder específico. Os contatos para agendamento são 3211-2668 e 99158-0162.

Texto: Mariane Lopes


#PraTodosVerem Foto registrada na solenidade de diplomação. No lado esquerdo, a juíza Valeska Rolim está em pé, atrás de uma mesa com toalha branca. A magistrada é branca, cabelos loiros e usa vestido preto. No lado direito da foto, o presidente do TRE-CE, desembargador Haroldo Correia de Oliveira Máximo, em pé atrás de uma mesa com toalha branca. Sobre as mesas, microfone, álcool em gel, papéis e taça com água. O desembargador usa terno cinza e blusa branca. Atrás deles, um painel com a imagem da fachada do prédio do TRE e quatro bandeiras: duas do Brasil e duas do estado do Ceará.


Últimas notícias postadas

Recentes