CPCAI reúne-se para avaliar ações implementadas nas Eleições 2020

O encontro ocorreu na tarde dessa quinta-feira, 10/12

CPCAI reúne-se para avaliar ações implementadas nas Eleições 2020

A Comissão Permanente de Cidadania, Acessibilidade e Inclusão (CPCAI) do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) reuniu-se para avaliar as ações implementadas nas Eleições 2020 e traçar novas estratégias de atuação para promoção do amplo e irrestrito acesso de pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida aos espaços e serviços da Justiça Eleitoral do Ceará. O evento foi realizado no dia 10/12.

No encontro, foram apresentadas as atividades desenvolvidas pelas Seções de Capacitação e de Assistência Médica e Odontológica. Na oportunidade, a Coordenadoria de Eleições, unidade responsável pelo Plano de Ação Acessibilidade nas Eleições, também enfatizou as melhorias realizadas nas Eleições 2020, como a disponibilização de fones de ouvidos e de rampas de acesso, o auxílio dos intérpretes de Língua Brasileira de Sinais (Libras); bem como a exposição sobre as visitas realizadas em quatro locais de votação no segundo turno.

Postagens nas redes sociais – uso do texto alternativo

Na reunião, foi realizada, ainda, uma exposição sobre o uso do recurso do Texto Alternativo do Instagram e do Facebook, ministrada pela jornalista da Assessoria de Imprensa, Comunicação Social e Cerimonial (ASCOM), Mariane Lopes, com o objetivo de tornar o conteúdo do Tribunal na web mais acessível para todas as pessoas.

O recurso fornece descrição da imagem para pessoas com deficiência visual, baixa visão, ou quando a conexão de internet estiver lenta, impossibilitando o carregamento da imagem. O texto alternativo não aparece na legenda da publicação, mas é lido pelo leitor de tela utilizado pelo usuário, ou surge no lugar da imagem, quando esta não estiver carregada. Os leitores de tela conhecidos são o VoiceOver (iOS) e o TalkBack (Android).

A ASCOM também descreve imagens das matérias publicadas na intranet e no portal, utilizando a hashtag #PraTodosVerem com a descrição ao final do texto.

Os membros da Comissão reforçam a ideia de que é necessário um olhar ressignificado para ações que contemplem uma oferta ampla e diversificada de recursos de acessibilidade, principalmente na comunicação.

Acesse a apresentação em slides sobre o texto alternativo .

Acesse o vídeo com demonstrações de leitura do texto alternativo pelo leitor TalkBack.

Texto: Mariane Lopes e Viviane Mazulo (ASCOM)

#PraTodosVerem Banner com fundo roxo, contendo, na parte superior, da esquerda para direita, a logo do TRE-CE, o título "CPCAI reúne-se para avaliar ações implementadas nas Eleições 2020", na cor roxa; e a marca das Eleições 2020. Na parte inferior, print da reunião da CPCAI em uma moldura na cor roxa com as imagens de alguns participantes. Na parte superior do print, da esquerda para direita, Ademirtes Martins (DIGER), Mariane Lopes (ASCOM), e a inicial do nome do servidor Alander (PRESI). Na parte central, da esquerda para direita, Hugo Pereira (Diretor-Geral), Hamilton Brainer (SAREN) e Humberto Mota (SEJUL). Na parte inferior, da esquerda para direita, Rivana Azevedo (ASPEG), Edna Saboia (COELE) e Andrea Porto (chefe de cartório da 117ª ZE).

icone mapa

Endereço e telefones do tribunal

Rua Dr. Pontes Neto 800 - Eng. Luciano Cavalcante - Fortaleza/CE - CEP 60813-600 - Tel: (85) 3453-3500
Icone Protocolo Administrativo

Disque Eleitor: 148

Icone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de funcionamento:
Segunda a sexta das 8h às 14h.

Acesso rápido