Nova sede do TRE contemplará projeto executivo de Paisagismo

O terreno apresenta-se, parcialmente, coberto com vegetação de médio e grande porte no setor sul, com Mangueiras, Cajueiros e Coqueiros, e forração esparsa no setor norte

Nova Sede Julho 2019 4

O novo edifício sede do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará será implantado em terreno, na Rua Paulo Faustino, no bairro Luciano Cavalcante. Com formato irregular e área de aproximadamente 38.660,46m2, o terreno apresenta-se parcialmente coberto com vegetação de médio e grande porte no setor sul, com Mangueiras, Cajueiros e Coqueiros, e forração esparsa no setor norte.

Um estudo topográfico acompanhado de pesquisa das espécies vegetais que se encontram no terreno foi elaborado para subsidiar o Projeto de Paisagismo, que buscou preservá-las.

A abrangência desse Projeto de Paisagismo, no que diz respeito às áreas de canteiros a receber vegetação, é de 6.105,00 m². Mais de 60% do terreno permanece livre e foi destinado a áreas de lazer e prática de atividades. A porção sudoeste do terreno, local de maior adensamento das árvores existentes, foi preservada.

O Projeto de Paisagismo foi setorizado em:

  • Praça Pública - Uma praça pública será criada como área de chegada e acolhida aos cidadãos, que utilizarão o edifício. Nos seus canteiros de linhas curvas foram utilizadas forrações de baixo custo e de baixa frequência de manutenção.

  • Jardim lateral - Nesse jardim foi projetado um renque de palmeiras Rabo de Raposa acompanhando a rampa de acesso, como uma indicação do caminho a seguir.

O jardim lateral tem como destaque o Jasmim manga, cujo caráter escultórico embeleza e funciona como um marco dentro dessa paisagem. Palmeiras Triângulo, assim como a Janaúba foram indicadas para marcar o acesso à área de restaurante.

Dentre as forrações, destaca-se o uso do seixo rolado branco em um dos canteiros, que permite o pisoteio sem prejuízo da vegetação. Pitangueiras e bromélias também foram indicadas, além do Podocarpo disposto para formar uma cerca viva e resguardar o espaço composto pelo deque do restaurante.

  • Jardim do Estacionamento - Nos canteiros dessa área foram indicadas espécies resistentes ao trânsito de veículos e ao clima e temperatura do local, como Clúsia, Rio Negro e a Espirradeira, que será disposta como uma grande cerca viva para resguardar essa área. Árvores de grande porte como a Munguba, o Brasileirinho e o Oiti foram escolhidas por sua resistência, baixo custo de manutenção e grande sombreamento, com sistema radicular adequado ao plantio neste tipo de canteiro.

  • Jardins Posteriores – Contemplarão forrações, como a grama Batatais pela sua resistência, além da Coroa de Cristo, cujos espinhos inibem o pisoteio da área. Duas Carnaúbas existentes no terreno deverão ser transplantadas para esse jardim.

  • jardins Internos – Para o jardim interno localizado junto à rampa de acesso ao auditório foram indicadas espécies cuja característica principal é a resistência à baixa incidência de luz solar direta, como a palmeira Ráfia e o Capim Palmeira.

  • Teto Jardim – Sobre a laje do pavimento térreo do edifício da administração, haverá um teto jardim com espécies vegetais de pequeno porte, como forrações e herbáceas. Bancos foram distribuídos no projeto dessa área de permanência.

No teto jardim sobre o auditório, foram indicadas forrações como a grama Batatais e a Coroa de Cristo. Esta última, adequada à função de cerca viva, com espinhos que inibem o pisoteio e o consequente acesso de pessoas ao local mais elevado da laje inclinada.

  • Bosque – Esta área abriga a maior quantidade de espécies vegetais de médio e grande porte, com uma vegetação mais consolidada. Considerada área de preservação, será tratada como um parque público, para usufruto da população.

O Projeto prioriza a conservação do ecossistema e o respeito ao meio ambiente. Os coqueiros que serão retirados para permitir a construção do prédio deverão ser transplantados para o bosque, mantendo, desta forma, a vegetação original dentro do ambiente, promovendo, inclusive, o saudável convívio da população com esse espaço.

Com informações da SEPLA

ícone mapa

Endereço e telefones do tribunal

Rua Dr. Pontes Neto 800 - Eng. Luciano Cavalcante - Fortaleza/CE - CEP 60813-600 - Tel: (85) 3453-3500
Ícone Protocolo Administrativo

Disque Eleitor: 148

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de funcionamento:
Segunda a sexta das 8h às 14h.

Acesso rápido