Juíza do TRE participa do lançamento da campanha de enfrentamento à violência contra a mulher

No Brasil, a cada seis minutos, um caso de violência contra a mulher é registrado pelo Ligue 180

TRE-CE  dra. Kamile evento mulher BSB
As juízas Kamile Castro (TRE-CE) e Karula Lara (TRE-SC)

A juíza suplente e ouvidora substituta do TRE-CE, Kamile Moreira Castro, participou, nesta segunda-feira, 25/11, em Brasília, do lançamento da campanha publicitária “Enfrentamento à Violência Contra a Mulher – 2019”. O anúncio foi feito durante cerimônia de celebração pelo Dia Internacional para a Eliminação da Violência Contra a Mulher, no Palácio do Planalto. Entre outros, a solenidade contou com a presença do presidente da República, Jair Bolsonaro, da primeira-dama Michelle Bolsonaro e da ministra da Mulher, da Família e Direitos Humanos, Damares Alves. 

Só no primeiro semestre deste ano, o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH), por meio do Ligue 180 – Central de Atendimento à Mulher em Situação de Violência – recebeu 46.510 denúncias de violações contra mulheres. O número representa um aumento de 10,93% em relação ao mesmo período de 2018. Os dados, da Ouvidoria Nacional dos Direitos Humanos do Ministério, revelam a necessidade de convocar a população brasileira para combater a violência contra a mulher.

“Já passou da hora de combatermos a violência contra a mulher. É inaceitável que tantas mulheres no Brasil e no mundo passem sejam vítimas de agressão e tantos tipos de abuso. É hora de abrirmos nossos olhos para ver, abrirmos nossas bocas para denunciar e estendermos nossas mãos para acolher. Essa luta é de todos nós! Esta gestão não vai descansar até ver os índices da violência despencarem e chegarem a zero”, disse a Ministra.

Damares também falou sobre inúmeras políticas e leis voltadas às mulheres já implementadas nesta Gestão. Em sua fala, a Ministra anunciou que, a partir de janeiro de 2020 o Ligue 180 também será atendido por vídeo conferência, para que mulheres surdas tenham garantidos o direito à acessibilidade e a denúncia. Também a partir de janeiro, segundo a Ministra, todas as delegacias do Brasil também serão delegacias da mulher. “Vamos capacitar todos os agentes de delegacias do Brasil. Nem que seja uma salinha pequenininha, todas as delegacias do país vão ter atendimento especializado à mulher”, disse ela.

Em sua fala, o Presidente Jair Bolsonaro agradeceu o trabalho da Ministra. “Você é mais uma mulher certa no lugar certo. É uma escolha difícil, não da minha parte, mas da sua parte em aceitar. Você sofre com isso, você é agredida por sua missão. Mas você sabe, como cristã, que não existe prazer maior em ajudar ao próximo, em especial à mulher brasileira. Damares, muito obrigada por você existir”, concluiu o Presidente.

A Campanha

No Brasil, a cada seis minutos, um caso de violência contra a mulher é registrado pelo Ligue 180. Com o objetivo de sensibilizar, esclarecer e convocar os brasileiros para uma união nacional no combate a esse grave problema, a Secom apresentou três vídeos publicitários, sendo um deles um clip com participação das artistas Simone e Simaria. Além desses produtos a serem veiculados em televisão aberta, a ação engloba spots de rádios e peças para cinema e internet, incluindo o uso da hashtag #vctemvoz.

ícone mapa

Endereço e telefones do tribunal

Rua Dr. Pontes Neto 800 - Eng. Luciano Cavalcante - Fortaleza/CE - CEP 60813-600 - Tel: (85) 3453-3500
Ícone Protocolo Administrativo

Disque Eleitor: 148

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de funcionamento:
Segunda a sexta das 8h às 14h.

Acesso rápido