Plano de Segurança para as Eleições 2018 é apresentado ao TRE-CE

Um a um, os representantes dos órgãos de segurança discorreram sobre efetivo e estratégias de atuação, não só no dia do pleito, como também, na semana que antecede a votação

Reunião Planjeamento Segurança Eleições 2018
A apresentação aconteceu nesta sexta, 31/8, na Sala de Sessões do TRE

A presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará, desembargadora Nailde Pinheiro Nogueira, o vice-presidente e corregedor, Haroldo Correia de Oliveira Máximo, e juízes do TRE receberam dos órgãos de segurança do Estado o Planejamento Integrado para as Eleições 2018 nesta sexta-feira, 31/8, na Sala de Sessões do TRE.

“Estamos imbuídos do mesmo propósito: propiciar à sociedade cearense um trabalho de excelência, seja por parte da Justiça Eleitoral, do efetivo local, ou por parte das forças armadas”, ratificou a desembargadora Nailde Pinheiro.

Estiveram presentes o presidente da Comissão de Segurança Permanente, juiz do TRE, Francisco Eduardo Torquato Scorsafava; os juízes do Pleno do Tribunal, Roberto Viana Diniz de Freitas e Alcides Saldanha Lima; o procurador regional eleitoral, Anastácio Nóbrega Tahim Júnior; o comandante da 10a. Região Militar, general Fernando José Soares da Cunha Matos; o secretário de Segurança Pública e Defesa Social, André Costa; a delegada federal de Defesa Institucional, Eliza Maria Barbosa de Almeida; o superintendente da Polícia Rodoviária Federal, Marcos Antônio Jesus Lima de Sena; o delegado-geral da Polícia Civil, Everardo Lima da Silva; o secretário adjunto de Segurança, coronel Alexandre Ávila; o comandante–geral da Polícia Militar, coronel Ronaldo Viana; o comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Heraldo Pacheco; o chefe de Planejamento Operacional do Corpo de Bombeiros, tenente-coronel Marinho, e o chefe da Operação Eleições 2018, tenente-coronel, Jano Emanuel.

Inicialmente, o secretário de Segurança Pública e Defesa Social, André Costa, apresentou o contingente a ser disponibilizado para as Eleições 2018. Ao todo, o efetivo será de 10.804 policiais e bombeiros em todo Estado. Ressaltou que 40 cidades já dispõem de videomonitoramento com 1.381 câmeras e 6 aeronaves.

Um a um, os representantes dos órgãos de segurança discorreram sobre efetivo e estratégias de atuação, não só no dia do pleito, como também, na semana que antecede a votação.

Manifestação do governador

Nesta sexta-feira, 31/8, o governador do Estado do Ceará, Camilo Sobreira Santana, manifestou-se, através do Ofício GG nº 371/2018, acerca da decisão do TRE de requisitar forças federais para complementar a segurança do pleito de 2018.

O chefe do executivo estadual enumerou as ações de segurança desenvolvidas nos últimos 3 anos, dentre elas: aquisição de viaturas; construção de presídios; interiorização do BPRaio; contratação de 9.000 profissionais de segurança e a instalação do Centro Integrado de Inteligência de Segurança Pública Regional do Nordeste.

Por fim, afirmou: “O entendimento do Governo do Estado do Ceará é de que a segurança dos cidadãos é tarefa árdua, diária e impõe a união de todas as forças vivas da população. Por isso, consideramos adequada qualquer nova iniciativa que venha somar-se aos nossos esforços e ampliar a capacidade das forças de Segurança do Estado para cumprir sua difícil missão de garantir a segurança ao povo cearense”.

Na última segunda-feira, 27/8, a presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE), desembargadora Maria Nailde Pinheiro Nogueira, e o vice-presidente e corregedor, desembargador Haroldo Correia de Oliveira Máximo, foram recebidos pelo governador do Estado do Ceará, Camilo Santana, no Palácio da Abolição. Na ocasião, os magistrados apresentaram ao chefe do executivo estadual os motivos que levaram à aprovação, no dia 22/8, pelo Pleno do TRE, do pedido de forças federais para as Eleições 2018 nos municípios de Fortaleza, Caucaia, Juazeiro do Norte, Sobral e Maracanaú.



ícone mapa

Endereço e telefones do tribunal

Rua Dr. Pontes Neto 800 - Eng. Luciano Cavalcante - Fortaleza/CE - CEP 60813-600 - Tel: (85) 3453-3500
Ícone Protocolo Administrativo

Disque Eleitor: 148

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de funcionamento:
Segunda a sexta das 8h às 14h.

Acesso rápido