Tribunal de Justiça empossa Heráclito Vieira no cargo de desembargador

Juiz Heráclito Vieira

O juiz Heráclito Vieira de Sousa Neto tomou posse no cargo de desembargador do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará, em cerimônia  realizada no Pleno do TJ-CE, nesta quinta-feira, 27/8.

O novo desembargador foi eleito no último dia 13/8 pelo critério de merecimento, por ter obtido a melhor pontuação (86,60) dentre os 17 juízes que concorreram ao cargo. Ele entrou na vaga do desembargador Clécio de Aguiar Magalhães, que se aposentou.

Em seu discurso de posse, alertou sobre a necessidade de se manter o combate aos desvios de conduta."O Judiciário deve empreender esforço incessante para aprimorar os instrumentos de controle administrativo e disciplinar, internos e externos, combatendo o espírito de corpo no seio do Judiciário e punindo exemplarmente o magistrado incompetente, descomprometido ou corrupto".

Com palavras emocionadas, ele homenageou e agradeceu aos demais desembargadores, parentes, os pais, "que souberam arrebatar os filhos para os caminhos da ética e da solidariedade", a esposa e os filhos. Lembrou ainda os companheiros de trabalho do Juizado onde trabalhou.

O presidente do TRE-CE, desembargador Abelardo Benevides Moraes, representando o Tribunal, deu as boas-vindas e enalteceu as qualidades do recém-empossado. “Magistrado íntegro, preparado, corajoso, independente, ético, vocacionado, detentor de credibilidade, ideologicamente definido e comprometido com a Justiça”, destacou.

Além da desembargadora Iracema Vale, que conduziu a solenidade de posse, a mesa de honra foi composta pelo governador Camilo Santana; procurador-geral de Justiça, Ricardo Machado; procurador-geral do Estado, Juvêncio Vasconcelos Viana; presidente da Associação Cearense de Magistrados, Antonio Araújo; procurador adjunto do Município de Fortaleza, Miguel Rocha; diretor do Fórum Clóvis Beviláqua, juiz José Maria dos Santos Sales; deputado Tin Gomes, representando a Presidência da Assembleia Legislativa; defensora pública Geral do Estado, Andréa Coelho; conselheiros Rholden Botelho (do Tribunal de Contas do Estado) e Hélio Parente (do Tribunal de Contas dos Municípios).

Heráclito Vieira de Sousa Neto era titular da 1ª unidade do JEEC, em Antônio Bezerra, e exerceu o cargo de juiz auxiliar da Presidência do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará, desde o início da gestão do atual presidente do TRE-CE, desembargador Abelardo Benevides Moraes.




ícone mapa

Endereço e telefones do tribunal

Rua Dr. Pontes Neto 800 - Eng. Luciano Cavalcante - Fortaleza/CE - CEP 60813-600 - Tel: (85) 3453-3500
Ícone Protocolo Administrativo

Disque Eleitor: 148

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de funcionamento:
Segunda a sexta das 8h às 14h.

Acesso rápido