TRE realizará 2º Encontro com Professores para estimular o voto consciente entre os jovens

encontro da Justiça Eleitoral nas escolas em Fortaleza
Professores levarão experiências para as aulas com jovens estudantes

Dando continuidade ao projeto Justiça Eleitoral nas Escolas, o Tribunal Regional Eleitoral do Ceará promoverá, através da Escola Judiciária Eleitoral, e em parceria com a Secretaria da Educação do Estado, no dia 25 de agosto, às 8h, o 2º Encontro com Professores das redes pública e particular de ensino. O evento acontecerá no auditório da Justiça Federal, na Praça Murilo Borges s/n, Centro. O objetivo do encontro é capacitar os professores a sensibilizar os jovens estudantes para a importância do voto consciente e da participação nas atividades políticas da sociedade. Na oportunidade, serão realizadas palestras e atividades que darão suporte aos projetos a serem desenvolvidos nas escolas.

Programa Eleitor do Futuro

O 2º Encontro com Professores faz parte do projeto ‘Justiça Eleitoral nas Escolas’, incluído no Programa Eleitor do Futuro, que tem como objetivo promover a educação política de jovens de 12 a 17 anos de idade; informar acerca da importância, finalidade e conseqüências do exercício do voto e estimular o envolvimento dos jovens nas discussões das diversas questões sociais.

Na estatística do eleitorado para as eleições 2014, foi constatada a queda do eleitorado jovem, na faixa dos 16 e 17 anos, em todo o país. No Ceará, o número caiu de 165 mil, nas eleições de 2010, para 130 mil, em 2014. Mas essa queda poderia ter sido ainda maior, se novas ações não fossem desenvolvidas pelo Programa Eleitor do Futuro do TRE. Apesar do Ceará ser apenas o terceiro estado do Nordeste em relação ao eleitorado (6,2 milhões), figura em primeiro lugar na faixa de jovens com 16 e 17 anos (130 mil), à frente de Bahia e Pernambuco, que têm, respectivamente, 120 mil e 101 mil jovens eleitores para um contingente de 10 millhões e 6,3 milhões de eleitores.

Através do Programa Eleitor do Futuro, o TRE-CE realizou em 2013 a ‘Campanha de Alistamento Eleitoral nas Escolas’, que cadastrou 37 mil novos eleitores de 16 e 17 anos, em 1.035 escolas, em todo o Estado, superando o índice alcançado na campanha de 2011, quando foram cadastrados 34 mil jovens eleitores.

Segue programação do evento.

Últimas notícias postadas

Recentes