Zonas eleitorais do interior do Estado já apresentam locais com melhor acessibilidade aos eleitores

Local de votação com rampa no Crato
Escola no município do Crato

Vistorias

7.131 locais de votação foram vistoriados em todo o Estado do Ceará. A iniciativa resultou em um diagnóstico sobre as barreiras que dificultam o acesso das pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida nas seções eleitorais. A partir deste trabalho, o TRE do Ceará enviou ofício aos gestores das instituições municipais, estaduais e federais  e aos responsáveis pelas edificações particulares, com o relatório sobre a situação dos locais de votação, visando à melhoria do acesso às seções eleitorais. Como resultado, algumas zonas eleitorais já identificaram melhorias em locais de votação.

 

 

Exemplos

A Escola Paulo Soares Lima Verde, localizada no Distrito de Santa Fé, município do Crato, região sul do Estado do Ceará, construiu rampa de acesso às novas salas de aula aonde só existiam escadas. O Colégio Diocesano do mesmo município, possui escadas na entrada principal, mas, disponibiliza uma entrada lateral no dia das eleições para facilitar o acesso dos cadeirantes. No interior da escola, há rampas para o acesso às salas elevadas.

No município de Meruoca, região serrana no Norte do Estado do Ceará, a Escola Monsenhor Furtado, têm o maior número de seções eleitorais da sede do município e conta com enorme fluxo de eleitores no dia das eleições. A escola é estadual e reúne a maior parte dos estudantes do ensino médio da cidade. Lá, foram construídas rampas e banheiros acessíveis com o padrão de acessibilidade indicado em programa de inclusão do Governo Federal. Já a Escola Deputado Manoel Rodrigues, da rede municipal de ensino, tinha como acesso um elevado na porta da escola. Lá, foram construídas uma rampa com corrimão e uma escada de acesso. O chefe do cartório, Jéferson Pimentel, ressalta que escolas da rede municipal e estadual de ensino estão promovendo mudanças que, aos poucos, vão sendo implantadas para melhorar a acessibilidade aos eleitores e cidadãos.

Final

Ainda há muito trabalho a ser feito, mas, algumas atitudes já estão sendo tomadas para a eliminação de barreiras nos locais de votação para proporcionar aos cidadãos o pleno gozo e exercício dos seus direitos poíticos.

icone mapa

Endereço e telefones do tribunal

Rua Dr. Pontes Neto 800 - Eng. Luciano Cavalcante - Fortaleza/CE - CEP 60813-600 - Tel: (85) 3453-3500
Icone Protocolo Administrativo

Disque Eleitor: 148

Icone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de funcionamento:
Segunda a sexta das 8h às 14h.

Acesso rápido